Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogue da Paróquia do Santíssimo Sacramento

Blogue da Paróquia do Santíssimo Sacramento

Dia Mundial de Oração pelas Vocações

12.04.08 | ssacramento
Celebra-se amanhã o 45º Dia Mundial de Oração pelas Vocações e que tem como tema "As vocações ao serviço da Igreja-Missão". Na sua Mensagem para este dia, o Papa Bento XVI deixa-nos algumas reflexões:
  • A Igreja é missionária no seu conjunto e em cada um dos seus membros. Graças aos sacramentos do Baptismo e da Confirmação, cada cristão é chamado a testemunhar e a anunciar o Evangelho, mas a dimensão missionária está especial e intimamente ligada à vocação sacerdotal.
  • No discurso missionário de Mateus encontramos as características da actividade missionária de uma comunidade cristã, que deseja ser fiel ao exemplo e ao ensinamento de Jesus. Corresponder ao chamamento do Senhor supõe enfrentar cada perigo com prudência e simplicidade. Mas, os discípulos não ficam sós para anunciar o Reino dos Céus pois é Jesus que age neles.
  • Para além dos Doze apóstolos outros homens e mulheres tiveram um papel importante na ampliação do círculo da comunidade cristã, como foi o caso de Paulo de Tarso, o maior missionário de todos os tempos.
  • O que “impeliu” os Apóstolos no início e ao longo do tempo foi sempre “o amor de Cristo”. Como fiéis servidores da Igreja, dóceis à acção do Espírito Santo, muitos missionários, ao longo dos séculos, seguiram as pegadas dos primeiros discípulos.
  • Entre as pessoas que se dedicam totalmente ao serviço do Evangelho estão, de modo particular, muitos sacerdotes chamados para anunciar a Palavra de Deus e é preciso agradecer a Deus por aqueles que tiveram de sofrer até ao sacrifício da vida por servir a Cristo.
  • São muitos os religiosos e religiosas, activos ou contemplativos, que têm tido uma parte importantíssima na evangelização do mundo, através da oração perseverante e comunitária e da acção caritativa.
  • Para que a Igreja possa continuar a missão que lhe foi confiada por Cristo e não faltem os evangelizadores que o mundo necessita, será oportuno que, nas comunidades cristãs, haja sempre uma constante educação na fé das crianças e dos adultos. O dom da fé chama todos os cristãos a cooperarem na evangelização.
  • Somente num terreno espiritualmente bem cultivado brotam as vocações para o sacerdócio ministerial e para a vida consagrada. A missão, como testemunho do amor divino, torna-se particularmente eficaz quando é partilhada comunitariamente, “para que o mundo creia” (cfr Jo 17,21). A graça das vocações é o dom que a Igreja invoca diariamente ao Espírito Santo.

A Mensagem do Papa pode ser consultada na íntegra aqui.