Terça-feira, 18 de Março de 2008

As trevas ao meio-dia

Segundo a Bíblia, na longínqua sexta-feira de Abril do ano 30, a que os cristãos chamam Sexta-feira Santa, sucederam coisas estranhas. Pôncio Pilatos, governador da Judeia, autorizara a morte de Jesus, a pretexto de uma tríplice acusação política: ser um agitador social, incitar o povo a não pagar os impostos ao Imperador e ter-se auto-proclamado rei (Lc 23,2).

Por volta das 9 horas da manhã (Mc 15,25) um pelotão de soldados romanos saiu do palácio do governador até uma colina próxima, para executar a sentença, morte por crucifixão, um castigo comum na época. O evangelista Mateus refere que, no dia em que Jesus morreu, sucederam-se cinco prodígios:
  • houve trevas ao meio-dia (Mt 27,45);
  • a terra tremeu;
  • as rochas fenderam-se;
  • os túmulos abriram-se;
  • os corpos de santos falecidos ressuscitaram e apareceram a muitos (Mt 27,51-53).
Foram dadas várias explicações para estes fenómenos extraordinários. Vejamos o caso das trevas ao meio-dia. Para alguns, estas trevas seriam causadas por um eclipse do sol, porém os astrónomos defendem que é impossível produzir-se um eclipse solar na época de lua cheia e Jesus terá morrido nas vésperas da lua cheia, quando os judeus celebravam a Páscoa. Outros justificam o eclipse como sendo acção milagrosa de Deus, mas Mateus escreve que o fenómeno atingiu "toda a terra" e o resto do mundo não viu tal escuridão na referida data. Então, que justificação encontrar para esta descrição do evangelista?

Mateus ao escrever os cinco fenómenos que acompanharam a paixão de Cristo, não pretendeu relatar factos realmente sucedidos.
Trata-se de um relato simbólico, que não pode ser interpretado literalmente. Tinha como objectivo afirmar uma verdade teológica, usando imagens tomadas dos profetas do Antigo Testamento. Retomemos o caso das trevas ao meio-dia.

Uns 750 anos antes do nascimento de Cristo, um camponês chamado Amós apresentou-se na cidade de Samaria, capital do reino de Israel. Vinha profetizar, pois os pecados dos seus habitantes eram gravíssimos, havendo grandes contrastes e injustiças entre ricos e pobres. Nesta situação de corrupção religiosa e desigualdades sociais, Amós anuncia que Deus está a preparar uma intervenção grandiosa no mundo, projectando um "dia" em que actuará sobre a terra para acabar com a injustiça e perversão. E para que se pudesse reconhecer a chegada desse momento, deixaria um sinal: "(...) farei com que o Sol se ponha ao meio-dia, e em pleno dia cobrirei a terra de trevas."  (Am 8,9). Deste modo, as pessoas ficaram a aguardar a chegada desse novo amanhecer, em que Deus livraria todo o povo da sua dor e injustiças, memorizando o sinal e desejando esse escurecimento, que passou a chamá-lo "o dia de Javé".


(artigo de Ariel Álvarez Valdés, in Revista Bíblica Março/Abril 2008)
publicado por ssacramento às 22:02
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