Segunda-feira, 1 de Dezembro de 2008

Um ano a caminhar com São Paulo: "Todas as vezes que comerdes deste pão e beberdes deste cálice, anunciais a morte do Senhor..."

Em 1Cor 11, 17-34, Paulo volta a falar da Eucaristia e de alguns aspectos condenáveis da vivência litúrgica da comunidade: faltava a comunhão entre os participantes e, sem ela, não havia Ceia do Senhor, nem Igreja.

 

Como é que estava organizada na época a celebração eucarística? Ela estava ligada a uma refeição comunitária. O que levou Jesus a escolher a refeição para transmitir a vida oferecida por nós na cruz? A refeição não é apenas alimento para o corpo, mas é também fonte de convívio entre os comensais. É o caso das refeições em família, em que na comida e bebida que os filhos recebem, vai a vida dos seus pais, o seu trabalho e sacrifícios.

 

Um amor semelhante, mas num grau só atingível por Deus, levou Jesus, na sua morte, a entregar-se por toda a humanidade. E é esse amor que Ele nos oferece, sempre que celebramos o memorial eucarístico da sua morte redentora, dando-nos o seu corpo de Ressuscitado no pão repartido, e o seu sangue vivificante no vinho que alegra os corações e os une a Deus numa nova e definitiva aliança. Por isso, todas as vezes que comerdes deste pão e beberdes deste cálice, anunciais a morte do Senhor até que Ele venha (v. 26), ou seja, a Eucaristia é o modo sacramental de anunciarmos o Evangelho de que nasceu e vive a Igreja.

 

Era exactamente o contrário disso que estava a acontecer nas assembleias convocadas em Corinto para a celebração eucarística: cada um tomava a sua própria ceia, e mantinham-se e até se agravavam as separações económicas e sociais que haviam sido abolidas pelo Baptismo - os ricos comiam à farta, separados dos pobres, que nem sequer podiam saciar a fome.

 

Que mais pode esperar quem rompe a aliança com Deus e dele se separa, senão a perda da vida, já no presente e na eternidade? A não ser que reconsidere e mude de conduta, aprendendo com os efeitos do mal que faz e aceitando os apelos do Apóstolo a examinar a própria conduta, a acolher a todos e, se preciso, a guardar para casa as refeições restringidas a pessoas da mesma classe social.

 

 

(OLIVEIRA, Anacleto - Um ano a caminhar com S. Paulo. Palheira: Gráfica de Coimbra, 2008)

publicado por ssacramento às 11:28
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