Segunda-feira, 5 de Janeiro de 2009

Um ano a caminhar com São Paulo: "Vós sois corpo de Cristo e seus membros, cada um com a sua parte"

A palavra Igreja vem do grego ekklêsía que, originalmente, significava o comício dos homens livres com direito de voto. O sentido religioso aparece com a tradução bíblica dos LXX (setenta), onde a reunião do povo é geralmente denominada de assembleia (ekklêsía) do Senhor. Nos escritos de Qumran, a expressão assembleia de Deus designa o povo que Deus iria convocar no final da História e que, para os primeiros cristãos, se concretizou com a morte e ressurreição de Cristo. Daí chamarem Igreja de Cristo  a cada comunidade, começando pela de Jerusalém, formada a partir deste acontecimento salvífico e convocada para o celebrar. Paulo chama assim também o conjunto das comunidades cristãs e acentua a sua ligação a Cristo, através da expressão em Cristo Jesus e, sobretudo, com o título corpo de Cristo, como acontece em 1Cor 12,12-31a.

 

A comparação de uma sociedade organizada a um corpo é muito anterior a Paulo, havendo muitas palavras formadas a partir de corpo ou órgão, nas quais à pluralidade está aliada a unidade. Só que Paulo, em vez de concluir que o mesmo se passa com a Igreja, escreve: assim também Cristo, quer dizer, trata-se da identidade da Igreja.

 

Paulo passa progressivamente da imagem do corpo físico para a realidade do corpo de Cristo que somos:

  • apesar de diferentes, pertencemos a um só corpo e nenhum membro pode subsistir separado desse corpo;
  • todos temos necessidade dos outros, mesmo dos que executam tarefas mais baixas, são mais fracos ou menos honrosos. Esses deverão ser rodeados de cuidados especiais, caso contrário nenhum corpo poderá existir;
  • a vontade de Deus é que haja solicitude para com todos, começando pelos mais necessitados, sem haver divisões.

Todos somos corpo de Cristo, cada um com a sua parte. Ninguém se deve sentir dispensado e ninguém deve pretender fazer tudo. Porém, há alguns mais necessários e que Deus dota de uma graça especial:

  1. os apóstolos (enviados directamente por Cristo ou através de comunidades cristãs);
  2. os profetas (talvez dirigissem estas comunidades quando o Apóstolo estivesse ausente);
  3. os mestres (actualizavam as tradições recebidas).

São grupos fixos e imprescindíveis às Igrejas, desde a sua fundação, mas que precisam de mais serviços, cuja constituição variava conforme as situações (esta não vêm indicada no texto bíblico). Todos os serviços são dons da graça de Deus e ninguém deve ceder ao individualismo ou ao utilitarismo. Aspirar aos melhores é desejar dar-se mais, como Cristo.

 

 

(OLIVEIRA, Anacleto - Um ano a caminhar com S. Paulo. Palheira: Gráfica de Coimbra, 2008)

publicado por ssacramento às 10:38
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