Sábado, 10 de Janeiro de 2009

O Baptismo de Jesus (I)

O Baptismo de Jesus foi considerado de tal importância pela Igreja primitiva, que os evangelhos sinópticos (Mateus, Marcos e Lucas) o relatam. Também foi imortalizado em quadros, pinturas e relevos, convertendo-se na festa litúrgica que celebramos amanhã e que inicia o ciclo dos domingos do tempo comum.

 

No entanto, ao lermos os evangelhos verificamos que são 3 versões diferentes. Assim, Mateus diz que João não queria baptizar Jesus e opôs resistência (Mt. 3,13-17), Marcos refere que o baptizou sem qualquer problema, como um acontecimento normal (Mc. 1,9-11), João omite-o totalmente e Lucas só o menciona de passagem (Lc. 3,21-22). Qual deles tem razão e conta o acontecimento historicamente?

 

A primeira ideia a ter em conta é que os escritores evangélicos não queriam contar os acontecimentos como se estes fossem crónicas sistemáticas e frias e utilizavam os episódios para extraír deles o máximo de ensinamentos. Cada evangelista tinha em conta os destinatários para quem escrevia e os problemas particulares da comunidade à qual dedicava o seu Evangelho.

 

O Baptismo de Jesus foi um acontecimento histórico, um episódio real da Sua vida. O primeiro evangelista que o escreveu foi Marcos, que compôs o seu livro cerca do ano 70. Durante o Baptismo teriam ocorrido 3 factos:

 

  • abriram-se os céus (Mc 1,10), um acontecimento que era esperado há muito. Se consultarmos Is 63,19 verificamos que um antigo profeta anónimo, designado por Terceiro Isaías, amargurado por causa do estado de desolação em que se encontrava Israel no século V a.C., dirigiu a Deus uma prece em que Lhe pedia que abrisse os céus e operasse um grande milagre a favor do Seu povo. O baptismo de Jesus era a resposta a essa oração, mas de uma maneira surpreendente: Deus abria os céus enviando não um favor qualquer, mas mandando o Seu próprio Filho. Com este pormenor, Marcos dizia que Cristo vinha precisamente dos Céus, de junto de Deus;
  • "O Espírito desceu sobre Ele como uma pomba" - mais uma vez é uma profecia que Joel, 400 anos antes, predissera (3,1-5). Era muito importante esclarecer que a descida do Espírito Santo ocorrera quando Jesus saiu da água (Mc 1,10), quer dizer, depois de terminar o baptismo. Deste modo, o baptismo de João não viera ainda como sacramento. A ablução que João administrava era só um rito exterior;
  • "veio uma voz do céu" e disse: "Tu és o Meu Filho amado, em Ti encontro o Meu agrado" (Mc 1,11). Mais uma vez é o cumprimento de uma profecia de Isaías, pois havia muitos séculos que Israel esperava o "Servo de Yahveh" que, com os seus sofrimentos, iria redimir todo o povo judeu. Para Marcos, só Jesus viu rasgarem-se os Céus e descer o Espírito e só Jesus ouviu a voz do Pai. Deste modo, a verdadeira identidade de Jesus, o Filho de Deus, era um segredo só conhecido por Jesus e nem Baptista nem os que estavam presentes no Jordão naquele dia deram conta de nada.

 

(VALDÉS, Ariel Álvarez - Que sabemos da Bíblia? III. Apelação: Paulus, 1998; Imagem disponível em http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/6/6b/Leonardo_da_Vinci_016.jpg)

publicado por ssacramento às 11:21
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