Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Blogue da Paróquia do Santíssimo Sacramento

Blogue da Paróquia do Santíssimo Sacramento

Não se vive sem fé

21.01.09 | ssacramento

A palavra fé está ligada aos verbos crer e acreditar, significando a adesão a algo ou alguém que não vemos e não é facilmente captado pelos nossos sentidos físicos. Temos por existente, verdadeiro e autêntico, aquilo em que cremos.

 

Antes do seu significado religioso, a fé é uma atitude humana fundamental para a vida. Ninguém pode viver sem ela. O seu contrário é a desconfiança, a dúvida persistente, o medo. É a fé humana que nos permite, por exemplo, comer sem analisar se os alimentos não têm veneno, ou passar debaixo de uma ponte sem verificar se ela não está para cair. A mesma fé é necessária para as relações com os outros, quer os conheçamos ou não.

 

Num mundo em que se cultiva o individualismo, tornam-se mais difíceis as relações e a confiança entre as pessoas, os grupos e as sociedades. A desconfiança toma conta de todos.

 

A fé constitui uma convicção de que existe algo de positivo para além do visível e sensível. Esta fé humana é diferente da fé religiosa, embora se relacione com ela. Porém, sem a fé religiosa, sem a relação com o divino, a fé humana enfraquece e corrói-se. Ela é a luz e energia que nos move e ajuda a construir a nossa vida e as nossas relações, olhando o futuro e esperando dele o melhor.

 

 

(Pe Jorge Guarda, Vigário Geral da Diocese de Leiria-Fátima, in Mensageiro)

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.