Segunda-feira, 9 de Março de 2009

Um ano a caminhar com São Paulo: "Acerca da diaconia em favor dos santos"

Em 2Cor 9, Paulo fala sobre a colecta que, na sua origem, é uma graça e tem como efeito uma benção. Para os benfeitores é uma graça que se torna benção, pois corresponde aos dois requisitos da Escritura: a generosidade (apoia-se em Pr 11,24 v.6) - é Deus, com o seu amor, que move o coração humano para a liberalidade; o acolher os dons de Deus como graça (firma-se em Sl 112,9; Is 55,10 e Os 10,12) - Deus, no seu amor aos pobres e na sua infinita providência para com as necessidades, faz com que a sua justiça sem limites produza frutos igualmente ilimitados naqueles que dela vivem. Para os beneficiários, a colecta também é uma benção provocada pela graça, porque socorre-os materialmente e se torna neles abundante fonte de muitas acções de graças a Deus.

 

Paulo chama diaconia à colecta. A mesma graça da reconciliação, pela qual foi feito diácono, actua, com idêntica abundância, nos cristãos que dela vivem, transbordando deles para aqueles com os quais partilham os seus bens.

 

A colecta é uma liturgia. Na época, as colectas possivelmente recolhiam-se, em casa de cada um, no primeiro dia da semana em que celebravam a Ceia do Senhor. Eram feitas fora da celebração, mas faziam parte da mesma, pois é a comunhão do corpo de Cristo, entregue por nós, que nos leva a oferecer os nossos corpos pela vida dos outros.

 

Ainda hoje, na Eucaristia, a mesa da palavra conduz à mesa eucarística e, quando esta se prolonga num dom da vida, com a dimensão ecuménica própria de Cristo, então podemos dar graças a Deus pelo seu inefável dom.

 

 

(OLIVEIRA, Anacleto - Um ano a caminhar com S. Paulo. Palheira: Gráfica de Coimbra, 2008)

publicado por ssacramento às 18:26
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