Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogue da Paróquia do Santíssimo Sacramento

Blogue da Paróquia do Santíssimo Sacramento

São Bento de Núrsia

11.07.09 | ssacramento

São Bento de Núrsia, Patriarca dos Monges do Ocidente, Patrono da Europa e Fundador da Ordem Beneditina é um dos maiores santos da Igreja. O nome Bento significa "bendito" ou "benedito". Nasceu em 480, no centro de Itália, com a sua irmã gémea Santa Escolástica. Morreu a 21 de Março em Montecassino, em 546 ou 547. A festa celebra-se a 11 de Julho.

 

Aos 17 anos foi acabar os estudos em Roma, mas vendo a libertinagem dos companheiros e temendo sucumbir como eles ao torvelinho das paixões, evitou a sua companhia. O espírito reflexivo de Bento levou-o a considerar a vaidade das coisas mundanas e, desejando agradar apenas a Deus, renunciou a tudo e abraçou a vida eremítica.

 

No coração do Gerês existe o santuário de S. Bento da Porta Aberta. Teve origem quando o Visitador das freguesias de Entre o Homem e o Cávado ordenou que se construísse uma ermida naquele local para satisfazer espiritualmente os fiéis do lugar da Seara, freguesia de Rio Caldo, que estavam afastados da Igreja Matriz. A crescente procura de peregrinos levou a que a ermida fosse substituída, em 1885, por um templo, cuja capela-mor foi benzida a 10 de Julho do mesmo ano. Em 1998, o Santuário foi enriquecido com um novo templo.

 

 

(ANUNCIAÇÃO, António P.  - São Bento, Abade.Cucujães: Editorial Missões, 2005; Imagem disponível em http://www.sbento.pt/santuario.html)