Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogue da Paróquia do Santíssimo Sacramento

Blogue da Paróquia do Santíssimo Sacramento

Chocolate quente

13.07.09 | ssacramento

Um grupo de jovens, recentemente formados e bem sucedidos, resolveram visitar um velho professor reformado. Durante a visita, a conversa dos jovens alongou-se em lamentos sobre o imenso stress que tinha tomado conta das suas vidas e trabalho. O professor ouviu com atenção, mas não fez qualquer comentário sobre o assunto e convidou o grupo a tomar uma chávena de chocolate quente. Uns minutos depois regressou da cozinha com uma grande chaleira e uma quantidade de chávenas muito variadas: de simples vidro, cerâmica, cristal e fina porcelana; umas com aspecto vulgar, outras de valor elevado. Colocou os jovens à vontade, para que se servissem sem cerimónia. Quando já todos tinham uma chávena de chocolate quente disse-lhes:

 

- Reparem como todos procurámos escolher as chávenas mais bonitas e mais raras. Talvez possa estar aqui a explicação dos vossos problemas e stress. A chávena por onde estais a beber não acrescenta nada à qualidade do chocolate quente. Na maioria dos casos é apenas uma chávena mais requintada. O essencial é o chocolate quente, não a chávena. Consideremos agora o seguinte: a vida é o chocolate; a casa, o carro, o dinheiro e a posição social são as chávenas. Estes são apenas meios para conter e servir a vida. A chávena que cada um de nós possui não define nem altera a qualidade da nossa vida. Por vezes, concentramo-nos apenas na chávena, acabamos por não apreciar o chocolate quente que Deus nos oferece.

 

As pessoas mais felizes não são aquelas a quem nada falta, mas as que sabem aproveitar ao máximo o pouco ou muito que têm, a começar pela própria vida e família. Se vivermos com simplicidade, amarmos com generosidade, ajudarmo-nos uns aos outros com empenho e sem interesses, a nossa vida irradiará uma luz diferente e terá outro sabor. Apreciaremos, então, o nosso chocolate quente...

 

 

(Revista Cruzada, Julho/2009)