Domingo, 20 de Maio de 2007

Liturgia e silêncio

"Se alguém me perguntasse onde começa a vida litúrgica, eu responderia: com a aprendizagem do silêncio. Sem ele, tudo carece de seriedade, tudo se torna vão...; este silêncio é a condição primeira de toda a acção sagrada... Devemos exercitar-nos no silêncio, para bem da palavra. Porque a maior parte da liturgia consiste em palavras ditas por Deus ou dirigidas a Deus, e elas devem ser imensas, cheias de calma e de silêncio interior... O silêncio abre a fonte interior da qual brota a palavra." (Romano Guardini)

O silêncio é um elemento importante e estrutural da liturgia; ele permite a participação activa.
Podemos encontrar diferentes tipologias de silêncios litúrgicos:
  • Silêncio de recolhimento, para a oração pessoal, por exemplo, no acto penitencial, no início da missa, para tomar consciência de que está perante Deus, examinar a consciência e suscitar a verdadeira contrição dos pecados. É um convite a entrar em si mesmos e meditar;
  • Silêncio de apropriação, sobretudo durante a oração eucarística, em que apenas ressoa a voz do sacerdote enquanto a assembleia, reunida para a celebração litúrgica, mantém um silêncio religioso. É um silêncio de escuta e interiorização durante as grandes preces do presidente;
  • Silêncio meditativo, depois da proclamação da  palavra ou depois da homilia, que convida a reflectir brevemente sobre o que ouviram e pretende obter a plena ressonância da voz do Espírito Santo nos corações e unir mais estreitamente a oração pessoal à palavra de Deus. É o silêncio de resposta à proclamação da palavra de Deus e contribui para que esta seja melhor compreendida por cada um, provocando na assembleia uma maior adesão;
  • Silêncio de adoração, na comunhão ou no culto eucarístico. É o silêncio orante, que brota da palavra e assume uma expressão mais intensa no nosso encontro com o mistério eucarístico: quer se preparem para receber o Corpo e Sangue de Cristo, quer se detenham após a comunhão para louvar e rezar a Deus, no seu coração, quer quando prolongam a união com Ele, obtida através da comunhão, mediante a oração frente a Cristo, presente no sacramento.
O silêncio é, pois, um momento celebrativo e forma plena de participação litúrgica. Silêncio sagrado: silêncio de participação, condição espiritual para a inserção no mistério celebrado; silêncio expressivo, que rodeia a acção salvífica de Deus e a sua Palavra, sinal de fé e de reverência profunda da comunidade; silêncio pedagógico, silêncio de iniciação, capaz de criar o clima e as atitudes espirituais necessárias para a experiência litúrgica. É necessário redescobrir o silêncio litúrgico!

(Adaptado GARCÍA, Javier Berciano - Que é...o silêncio.Lisboa: Paulinas, 2000)
publicado por ssacramento às 18:06
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