Terça-feira, 5 de Junho de 2007

Simbologia da Pedra (I)

Em Mt 16,17-19, Jesus dá o nome de Pedro (que significa pedra) ao Apóstolo Simão. Antes do Concílio Vaticano II, a missa era celebrada num altar de pedra ou havia sempre uma pedra no centro do altar, onde eram colocados a patena e o cálice da celebração - era a pedra de ara ou pedra do altar, à qual juntavam relíquias dos mártires. Qual o motivo deste costume?

A pedra tem um significado importante em vários povos e civilizações: a pedra negra ou Kaaba de Meca (Arábia), que, segundo a tradição, teria caído do céu; os menires (pedras colocadas verticalmente no solo), alinhamentos (menires em linha recta) e cromeleques (menires em círculo) dos celtas. Ainda no presente assistimos à cerimónia de lançamento da "primeira pedra" de um edifício.

Em muitas civilizações prestava-se culto a certas pedras caídas do céu, consideradas divinas por serem mensagens dos deuses e, como tal, com direito ao culto e que no fundo seriam simples meteoritos. Também a Bíblia nos mostra o carácter sagrado da pedra em alguns textos muito antigos. Assim, Jacob "serviu-se de uma das pedras do lugar, como travesseiro, e deitou-se. Teve um sonho: viu uma escada apoiada na terra, cuja extremidade tocava o céu (...). Despertando do sono, Jacob exclamou: "O Senhor está realmente neste lugar e eu não sabia! Atemorizado, acrescentou: "Que terrível é este lugar! Aqui é a casa de Deus! Aqui é a porta do céu!(...). Esta pedra que eu erigi, à maneira de padrão, será para mim casa de Deus." (Gn 28,11-22). Para marcar esta presença de Deus, Jacob unge com óleo a pedra, tornando-a um templo em miniatura. É por isso que chama àquele lugar Bet-El, a "Casa de Deus".

Cerimonial semelhante é feito na consagração das igrejas ao culto de Deus. A pedra de Jacob foi símbolo dos nossos altares, onde se celebra a Eucaristia, onde os cristãos se encontram com o seu Deus.

Guilgal era também um santuário com 12 pedras colocadas em círculo para lembrar as 12 tribos de Israel (Jz 3, 19-26), mas este culto foi mais tarde condenado pelos profetas (Os 4,15; 9,15; 12,12). Repare-se que a pedra levantada, a estela, servia como testemunho, de certa forma divino, de um tratado ou aliança entre duas pessoas ou grupos e um monte de pedras tinha a mesma função (Gn 31, 44-54), servindo como uma espécie de padrão semelhante aos padrões dos nossos descobrimentos. Mas Deus estava por detrás de todos esses símbolos feitos de pedra. Era também com pedras que o povo de Deus edificava o altar para os sacrifícios em honra do Senhor (Ex 20,25; 1Sm 14,33).

Se as pedras caídas do céu eram uma linguagem dos deuses dirigida aos homens, também os homens relacionavam-se com os deuses apontando pedras para o céu. Estas pedras exprimiram o belo e ardente desejo de subir da terra ao céu e o pedido ao céu para que desse fertilidade à terra, por meio do Sol.

O carácter sagrado de certas pedras foi reforçado pelo facto de se poder fazer fogo com a fricção de duas pedras.  (Adaptado de um artigo de Herculano Alves, em Revista Bíblica, nº 238)
publicado por ssacramento às 22:31
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