Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogue da Paróquia do Santíssimo Sacramento

Blogue da Paróquia do Santíssimo Sacramento

Morte e Vida: Perspetiva de Marcos - II

12.06.12 | ssacramento

 

 

Jesus veio oferecer a sua vida em sacrifício pela humanidade e, assim, elevá-la consigo para Deus. Em Mc 10,45 Jesus dá a Vida, o que significa que o seu sacrifício não consiste apenas no ato de morrer, mas na doação de toda a sua pessoa e existência. Portanto, a existência total de Jesus é o seu sacrifício pela humanidade.

O dar a vida de Jesus é muito mais que morrer; é o sacrificar toda a sua existência humana, de que a morte é apenas o grau mais forte e radical. Deste modo, a sua paixão-morte é apenas o sacrifício final da aliança que Ele veio estabelecer com a humanidade. Ele restabelece a plena aliança entre Deus e a multidão dos homens, e o sacrifício do Filho do Homem na cruz aparece como o sacrifício final da mesma aliança. É o sangue da aliança do Sinai estabelecida, não no sangue de simples animais, mas no sangue do Homem-Deus (Ex 24,1-8; Heb 9,19-28).

A paixão e a morte interpretam plenamemte o dom do pão/corpo e do vinho/sangue derramado, sinal da nova aliança selada por Jesus. Por outro lado, é à luz da paixão que a sua vida terrena tem sentido pleno; isto é, o seu sacrifício é a chave de ouro da interpretação de toda a sua vida.

 

Artigo de Herculano Alves in Revista Bíblica - maio/junho 2012;