Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogue da Paróquia do Santíssimo Sacramento

Blogue da Paróquia do Santíssimo Sacramento

Morte e Vida: Perspetiva de Marcos - III

19.06.12 | ssacramento

Alguém poderia pensar que a proposta de Jesus, que acabamos de lembrar brevemente, leva ao fracasso total da cruz. O cristianismo é a religião do sofrimento e da penitência, uma religião triste e uma triste religião?

 

Estas e muitas outras perguntas poderiam sugerir que Jesus veio apresentar-nos apenas um cristianismo de morte e de sofrimento. Em breves palavras, poderemos dizer que o caminho do serviço, pelo sofrimento, e da morte são apenas um caminho e não a chegada; um meio e não uma finalidade do seu projeto. Por isso, o que Jesus propõe é a vida e não a morte, a felicidade e não o sofrimento. No fundo, Jesus apresentaum novo Êxodo, uma nova libertação, a volta ao paraíso na terra...

 

Pois o que Marcos diz de Jesus é simplesmente isto! E isto significa uma vida nova, uma ressurreição para a humanidade no seu todo e nos indivíduos. O problema não está em Jesus nem no seu Evangelho, mas em nós, que nos negamos a aceitar o seu plano de serviço, teimando em matar-nos a nós proprios e aos outros com a violência dos nossos egoísmos ferozes.

 

Portanto, com o plano de Jesus, não haveria crises - nem de poder,nem de ter, nem de ser; com os nossos planos humanos haverá cada vez mais crises, pois estas nascem como cogumelos dos egoísmos humanos. 

Que caminho queremos seguir? Jesus deixa-nos a liberdade de escolha.

 

Artigo de Herculano Alves in Revista Bíblica - maio/junho 2012