Quinta-feira, 1 de Novembro de 2007

A água no Evangelho de S. João (Papa Bento XVI): as curas, o lava-pés, a Paixão

"No capítulo (...) quinto [do Evangelho de S. João], a água só aparece de passagem. Temos a história do homem doente há trinta e oito anos, que espera a cura da imersão na piscina de Bezatha, mas não encontra ninguém que o ajude a entrar. Jesus cura-o com a sua potestade; realiza no doente o mesmo que este esperava do contacto com a água salutar. No sétimo capítulo - que originariamente, segundo uma hipótese convincente dos exegetas modernos, talvez aparecesse logo a seguir ao quinto -, encontramos Jesus na festa dos Tabernáculos na qual tinha lugar o solene rito da libação da água (...).
Depois, encontramos o simbolismo da água no capítulo nono: Jesus cura um cego de nascença. Do processo de cura faz parte que o cego, de acordo com a ordem de Jesus, se tenha de lavar na piscina de Siloé: assim adquire a vista. "Siloé (...) significa o Enviado": especifica o evangelista, pensando na porção dos seus leitores que não conhece o hebraico (9,7). Todavia aqui temos mais do que uma nota filológica; é-nos indicada a verdadeira razão do milagre. De facto, "o Enviado" é Jesus. Em última análise, é por Ele e n'Ele que o cego se deixa purificar para começar a ver. Todo o capítulo se revela como uma explicação do baptismo, que nos torna capazes de ver. Cristo é o dispensador da luz, que nos abre os olhos pela mediação do sacramento.
Com significado semelhante mas não igual, a água aparece no capítulo décimo terceiro - é a hora da Última Ceia - no lava-pés (...) (13,4s). A humildade de Jesus, que Se faz escravo dos Seus, é o pedilúvio purificador, que torna os homens dignos de se sentarem à mesa de Deus.
Por último, de forma sublime e misteriosa aparece diante de nós mais uma vez a água no fim da paixão. Porque Jesus já está morto, não Lhe partem as pernas, mas um soldado "perfurou-lhe o lado com uma lança e logo saiu sangue e água" (19,34). Não há dúvida de que, aqui, João quer referir-se aos dois sacramentos principais da Igreja - o Baptismo e a Eucaristia - que brotam do coração aberto de Jesus e deste modo a Igreja nasce do seu lado."

(RATZINGER, Joseph - Jesus de Nazaré. Lisboa: A Esfera dos Livros, 2007, pág. 306-307)
publicado por ssacramento às 10:40
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