Sexta-feira, 7 de Dezembro de 2007

Simbologia da estrela de Belém I

Prestando atenção ao relato de S. Mateus (Mt. 2, 1-12) verifica-se que o esforço de identificar essa estrela com uma supernova, um cometa, meteorito ou qualquer outro fenómeno astronómico, leva-nos por um caminho errado, pois a sua descrição contradiz a realidade do mundo planetário e estelar.

O curso aparente dos astros, segundo a nossa posição a partir da Terra, é do Oriente para Ocidente. Por outro lado, se uns magos do Oriente, guiados por uma estrela, chegaram à Palestina, teriam que vir pelo Norte (seguindo a meia-lua fértil) ou pelo Sul (através de Arabá), rota esta que é privilegiada pelos biblistas por considerarem que os magos seriam da região da Arábia. Pode, então, uma estrela fazer um percurso do Sul para o Norte? Mas há mais. O Evangelho diz que, quando chegaram a Jerusalém, a estrela continuou a guiar os magos até Belém, uma cidade que se encontra a 8 quilómetros a Sul. Quer dizer, esta estrela teria viajado primeiro de Sul para Norte e depois de Norte para Sul.Ora, os astros não podem andar aos ziguezagues pelo céu e nenhuma crónica histórica da época regista um episódio com estas características.

Mateus continua a relatar que a estrela, que ia à frente dos magos, chegou ao destino e parou no lugar exacto onde se encontrava Jesus. Poderá uma estrela deter-se num ponto exacto? Já São João Crisóstomo, no século IV, duvidava do facto. Mesmo que se considerasse um milagre feito por Deus, então haveria que explicar uma última dificuldade: a estrela comete um erro terrível, pois em vez de guiar os magos directamente para Belém condu-los a Jerusalém e foi devido a esse engano que Herodes soube do nascimento de Jesus e preparou o drama da morte dos inocentes.

Então, se a estrela do relato não era um fenómeno celeste, significa que é um símbolo, logo tem um significado. Mateus tem consciência de que o povo judeu é o povo eleito e privilegiado acima de todas as outras nações. Por isso, a estrela (fé) não pode guiar os magos (paganismo) directamente a Jesus. O judaísmo conservava a sua posição de privilégio: só por intermédio dele era possível chegar até ao Salvador. Assim, a estrela não erra, quando os conduz a Herodes (judaísmo), mas cumpre a sua missão, levando os pagãos a confrontarem-se com as inquietações com os judeus. Porém, o judaísmo (Herodes) rejeita Jesus. Então, o caminho fica livre para os cristãos poderem ir, guiados pela estrela (fé) até ao próprio lugar onde se encontra o Salvador.

O evangelista lembra que Israel estava muito mais obrigado a receber o Messias, pois tinha as luzes necessárias para descobri-lo no menino Jesus, mas o relato dos magos ensina-nos que o judaísmo renuncia voluntariamente à sua posição singular, não querendo ir ao encontro do Messias, recusando-o,  considerando-o um usurpador e um perigo. Deste modo, renunciou voluntariamente aos privilégios que lhe eram outorgados pela sua situação de povo eleito.

(Artigo de Ariel Álvarez Valdés, in Revista Bíblica, Novembro-Dezembro 2007)
publicado por ssacramento às 10:51
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