Terça-feira, 18 de Dezembro de 2007

Ele existiu verdadeiramente!

Numa entrevista realizada ao padre Charles Perrot, a Revista Bíblica nº 247, registava as fontes históricas sobre as quais se apoiam os nossos conhecimentos sobre Jesus. Assim, a primeira fonte literária é, antes de mais, o Novo Testamento: a Primeira Carta aos Tessalonicenses, datada de 51, é o primeiro texto cristão de que dispomos, que já se dirige a pagãos convertidos ao cristianismo; depois temos os relatos dos evangelhos, sobretudo de Marcos, este último escrito cerca do ano 70. A crítica histórica estabeleceu que os Evangelhos de Lucas (que se dirige a uma comunidade marcada por cultura grega) e Mateus (escreve para comunidades judeo-cristãs) eram posteriores, pois dependiam do relato de Marcos.

Estes textos baseiam-se em tradições orais anteriores e, no ano 70, as comunidades cristãs judaicas sentiram-se ameaçadas por numerosas convulsões políticas e sociais. Daí escreverem estas tradições, também com o objectivo de transmitir um ensinamento, de celebrar a liturgia do Senhor. Não esquecer que os Evangelhos não foram redigidos com uma finalidade meramente histórica; não era reviver o Jesus de ontem, como se olha para um objecto de museu, pois os primeiros cristãos viviam na expectativa do regresso de Cristo.

Ainda encontramos algumas passagens sobre Jesus entre os autores da época. O historiador Flávio Josefo, cerca de 95, nas suas Antiguidades Judaicas, evoca Cristo, o mesmo sucedendo com o romano Tácito, nos Annales, em 116-117. Suetónio, na sua Vida do Imperador Cláudio, escreveu que "Cláudio prendeu os judeus de Roma porque eles, por instigação de um certo Chrestos, não cessavam de provocar distúrbios". Finalmente, Plínio, o Jovem, numa carta ao imperador Trajano, em 110, alude aos cristãos que se reunem num dia fixo e "cantam um hino em honra de Cristo, com se fosse Deus".
publicado por ssacramento às 19:21
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