Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Blogue da Paróquia do Santíssimo Sacramento

Blogue da Paróquia do Santíssimo Sacramento

São João Bosco

31.01.08 | ssacramento
Hoje celebra-se a festa de São João Bosco, patrono do cinema, das escolas de artes e ofícios, dos prestigitadores. Nascido em Itália, aos dois anos ficou órfão de pai, tendo que trabalhar como ajudante de alfaiate, sapateiro e carpinteiro.

Aos nove anos teve o primeiro dos seus "grandes sonhos": um bando de rapazolas malcriados apareceu-lhe no caminho, como cães raivosos. João ataca-os à paulada, quando uma voz lhe diz: "Assim não! Com mansidão é que transformarás os lobos em cordeiros". Nesta alegoria foi-lhe indicada a sua missão: educar a juventude; transformar os desobedientes em bons e aperfeiçoar os bons. A mãe interpretou o sonho: "Terás de ser sacerdote para transformar os jovens". E assim aconteceu. João estudou a sério, fundou a Sociedade da Alegria e até aprendeu habilidades de prestigitador e acrobata para ganhar o coração dos jovens.

Depois de ordenado sacerdote, D. Bosco começou a exercer o seu ministério nos hospitais e prisões. Ao ver tantos jovens sem rumo, fundou os Oratónios festivos, onde ensinava aos jovens um ofício, a doutrina e a divertirem-se de modo são. Mais tarde funda a Pia Sociedade Salesiana (Salesianos) e o Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora.

E porque, segundo a sabedoria popular, "um santo triste é um triste santo", os seus princípios baseavam-se na alegria, no respeito do educando, na prevenção, na presença de Deus na acção. Morreu em Turim, a 31 de Janeiro de 1888, sendo beatificado pelo papa Pio XI em 1929 e canonizado em 1934.


(Adaptado de DIAS, António J. - Arautos da Santidade. Vida dos Santos. Lisboa: Editora Rei dos Livros,2001)



No próximo domingo, dia 3 de Fevereiro, a partir da Eucaristia das 19 horas, e até terça-feira, às 12 horas, celebramos mais uma vez a presença de Jesus Cristo no Pão Consagrado: as 40 horas de adoração ao Santíssimo Sacramento. Não falte ao convite.


Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.