Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogue da Paróquia do Santíssimo Sacramento

Blogue da Paróquia do Santíssimo Sacramento

Tempo da Quaresma

25.02.08 | ssacramento

A Quaresma é a caminhada para a Páscoa. Ela abarca três fases ou momentos:

  • O primeiro momento vai da Quarta-feira de Cinzas até ao fim da segunda semana,  e inclui os Evangelhos da Tentação e da Transfiguração de Jesus. O seu objectivo é dar o sentido da Quaresma e indicar quais os meios para se alcançar a renovação pessoal.
  • A segunda fase começou ontem, com o terceiro domingo da Quaresma, e termina no fim da quinta semana. Este tempo está orientado para os que se preparam para o baptismo e para os que vão renovar as promessas do Baptismo. Aparecem as grandes catequeses sobre os sacramentos pascais, em que o catecúmeno se torna um cristão adulto na fé, fé essa que nasceu da Palavra e que conduz ao sacramento.

  • A terceira etapa inicia-se no Domingo de Ramos e Paixão (celebra a entrada de Jesus em Jerusalém) e termina na Quinta-feira Santa. É altura de se apresentar os últimos passos de Cristo sobre a terra, como o encontro com Lázaro ressuscitado e com os discípulos à mesa, o diálogo com Judas e Pedro, o acordo de Judas com os sumos sacerdotes e a despedida de Jesus. Na missa crismal de Quinta-feira Santa há uma celebração que faz a transição das celebrações quaresmais às pascais, onde são benzidos os óleos e renovadas as promessas sacerdotais. Depois, segue-se o Tríduo Pascal.

(Adaptado de Ecclesia)