Diferentes atitudes de fé
08.03.08 | ssacramento

A revelação do mistério da ressurreição foi feita progressivamente, desde o Antigo Testamento, mas é com Jesus que o mistério se desvela mais perfeitamente. A ressurreição de Lázaro, presente no Evangelho deste domingo, é um anúncio da Ressurreição de Jesus e da nossa própria ressurreição.
Neste texto de S. João anuncia-se já a paixão de Jesus (v. 36-37) e alguns dos elementos da sepultura de Lázaro são comuns à de Jesus, como o modo de o enfaixar e a pedra que fecha o sepulcro (Jo 11,38-39.44 e 20,1.5-6).
O texto revela também diferentes atitudes perante a pessoa de Jesus. Os títulos que Ele recebe das outras personagens exprimem várias formas de acreditar em Jesus:
- Os discípulos chamam-lhe apenas "rabbi"; manifestam uma fé hesitante, mas seguem-no com entusiasmo, sem saberem bem para onde (v.7-16).
- Marta, ao afastar-se dos que choram por Lázaro para ir acolher Jesus (v.17-27), representa o perfeito crente que faz um acto de fé: "Sim, Senhor, eu creio que Tu és o Cristo, o Filho de Deus".
- Maria, pelo contrário, preocupa-se mais pelos lamentos da morte do irmão (v. 28-37), porém a sua atitude é positiva, pois prostra-se aos pés de Jesus com uma confiança ilimitada (v 31-32) e sublinha a humanidade de Jesus, enquanto Marta insiste na sua divindade.
- Lázaro é o tipo de ser humano que tudo recebeu de Jesus - a vida; é a figura do discípulo que se deixa conduzir e aceita a vida nova que Ele trouxe para todos nós.
E nós, a qual destas personagens se assemelha a nossa fé?
(Adaptado de Revista Bíblica, Janeiro/Fevereiro 2008)