Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogue da Paróquia do Santíssimo Sacramento

Blogue da Paróquia do Santíssimo Sacramento

Festa da Misericórdia Divina

30.03.08 | ssacramento
Para além da imagem de Jesus Misericordioso, outros elementos constituem a devoção à Misericórdia de Deus segundo as formas reveladas a Santa Faustina. Cristo deseja atrair à Sua Misericórdia todos os homens e mulheres, sem excepção. E para isso proporciona outro meio: a instituição de uma Festa. Ele mesmo indica o dia e liga a esta Festa grandes graças e promessas.

A escolha do primeiro Domingo depois da Páscoa para a Festa da Misericórdia tem o seu profundo sentido teológico ao mostrar a estreita união que existe entre o mistério pascal da Redenção e o mistério da Misericórdia de Deus. Esta união está ainda sublinhada pela Novena, com a Coroa (o Terço) à Misericórdia Divina, a começar na Sexta-Feira Santa.

A Festa, para além de ser um dia de especial louvor a Deus no mistério da Sua Misericórdia, é também o tempo de graça para todos os Homens. "Desejo que a Festa da Misericórdia seja refúgio e abrigo para todas as almas especialmente para os pobres pecadores".

A grandeza dessa Festa só pode ser avaliada pelas extraordinárias promessas que o Senhor a ela atribuiu: "Quem nessa altura se aproximar da Fonte da Vida alcançará o perdão total das culpas e castigos. (...) Neste dia estão abertas as entranhas da Minha Misericórdia. Derramo todo um mar de graças sobre aquelas almas que se aproximarem da fonte da Minha Misericórdia; (....) Que nenhuma alma receie vir a Mim, ainda que os seus pecados sejam tão vivos como escarlate".

Para aproveitar estes dons é preciso cumprir as condições da devoção à Misericórdia de Deus (a confiança na Bondade de Deus, o amor activo para com o próximo) e encontrar-se em estado de graça santificante (após boa confissão).


(Jesus, eu confio em Vós. Guia da devoção à Misericórdia de Deus. Chacim: Congregação dos Marianos, 2001. Imagem disponível em http://www.misericordia.com.br/img/misericordioso.jpg)