5ª Semana da Quaresma - Terça-feira
27.03.07 | ssacramento

«Eis aqui a escrava do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra». A resposta de Maria ao anjo continua na Igreja, chamada a tornar presente Cristo na história, oferecendo a sua própria disponibilidade para que Deus siga visitando a humanidade com a sua misericórdia.
O «sim» de Jesus e de Maria renova-se, deste modo, no «sim» dos santos, especialmente dos mártires, que são assassinados por causa do Evangelho. Sublinho isso recordando que a 24 de Março, aniversário do assassinato de Dom Oscar Romero, arcebispo de San Salvador, celebrou-se a Jornada de Oração e de Jejum pelos Missionários Mártires: bispos, sacerdotes, religiosos, religiosas e leigos, assassinados no cumprimento da sua missão de evangelização e de promoção humana. Eles, os missionários mártires, como diz o tema deste ano, são «esperança para o mundo», pois testemunham que o amor de Cristo é mais forte que a violência e o ódio. Não buscaram o martírio, mas estiveram dispostos a dar a vida para serem fiéis ao Evangelho. O martírio cristão só se justifica como supremo acto de amor a Deus e aos irmãos.
Neste período da Quaresma contemplamos mais frequentemente a Virgem, que no Calvário sela o «sim» pronunciado em Nazaré. (...) Invoquemos com confiança a sua intercessão para que a Igreja, fiel à sua missão, dê ao mundo inteiro testemunho do amor de Deus."
(publicado pela Agência Internacional Católica de Notícias Zenit)