Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogue da Paróquia do Santíssimo Sacramento

Blogue da Paróquia do Santíssimo Sacramento

Dia Mundial da Terra e Wangari Maathai

22.04.08 | ssacramento
Neste Dia Mundial da Terra escolhemos falar do trabalho de Wangari Maathai, a primeira africana a receber o Nobel da Paz (em 2004), devido à sua acção como activista do meio-ambiente. Mais uma vez socorremo-nos da revista Audácia (Abril/2008), da qual citamos alguns excertos (texto de Leo Salvador).

Nascida em 1940, com três filhos, licenciada em Biologia e com doutoramento em Anatomia, Wangari, "em 1976, fundou o Movimento Cintura Verde, com o objectivo de defender o meio ambiente do seu país. Animava as mulheres quenianas a imitá-la, plantando árvores nos jardins e átrios da casa, nos parques das escolas e nas praças das igrejas. Dizia-lhes: 'Quando era criança, impressionava-me uma enorme figueira que havia junto da casa dos meus pais. A minha mãe dizia que não podíamos cortá-la. Perto da árvore havia um regato, onde a minha mãe ia buscar água. No dia em que cortaram a figueira, o regato secou. (...) Sempre que visito o pequeno vale da minha infância, sinto que a tragédia se abate sobre a terra que piso. (...) A lenha é escassa, porque já cortaram todas as árvores. É por isso que luto contra o abate indiscriminado dos bosques, a exploração dos solos, a desertificação, a contaminação da água (...)."

São exemplos como este que nos ajudam a construir um mundo melhor para todos. Não nos podemos esquecer que a "Terra começa em casa", quer dizer, são os gestos simples do dia-a-dia que ajudam a melhorar a Terra. Ser cristão responsável é também fechar a torneira quando lavo os dentes  e evitar o gasto desnecessário de mais 10 a 30 litros de água. É fechar bem a torneira de casa, da escola ou do trabalho, evitando que ela pingue, e poupando cerca de 30 litros de água por dia. Se no banho diário escolher a imersão gasto 260 litros de água, mas se optar pelo duche são apenas 25 litros.
  Vale a pena pensar que, de toda a água que existe no planeta, apenas 3% é doce e, dessa água, só 1% está disponível nos lagos e rios para consumo...

Realmente, vale a pena pensar nisto...