Leitura da Palavra de Deus
Frei Manuel Arantes, que já esteve na nossa paróquia a orientar uma formação bíblica, em entrevista à revista Stella, dá-nos não só uma perspectiva histórica da Lectio Divina, mas também uma forma prática de a fazer.
Assim, começa por escrever que a expressão latina Lectio Divina significa "leitura divina" ou "leitura segundo Deus ". Actualmente, costuma definir-se como "leitura orante da Palavra de Deus ". Continua dizendo que a expressão provém de Orígenes, do sec. lll. Orígenes exortava a ler a Palavra de Deus com um coração aberto e em clima de oração. Mas, é na Idade Média, refere Frei Arantes, que esta leitura divina se desenvolveu.
Nos nossos dias este método de Leitura da Palavra de Deus segue vários passos, salientando-se a leitura de um texto com a convicção de que Deus nos fala; a meditação, reflectindo e deixando-se interpelar para ver o que a Palavra de Deus nos diz; a oração, respondendo e conversando com Deus, a partir do texto; a contemplação, sendo transformado pela Palavra lida, meditada e rezada, e passando a ver a realidade e a vida com os olhos de Deus.
(Revista Stella Março / Abril 2008)