Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogue da Paróquia do Santíssimo Sacramento

Blogue da Paróquia do Santíssimo Sacramento

Significado dos números 1 e 2 na Bíblia

08.06.08 | ssacramento

Para além do sentido de quantidade que o número tem na Bíblia, ele apresenta um segundo significado: o simbolismo. Um número simbólico é aquele que não indica uma quantidade, mas exprime uma ideia, uma mensagem diferente dele, que o supera ou extravasa. Nem sempre é possível conhecer o porquê de um número significar determinada coisa. Para nós, ocidentais, prisioneiros da lógica, é por vezes difícil compreender a associação, mas os semitas utilizavam-nos com toda a naturalidade para transmitir ideias, mensagens ou chaves.

 

A Bíblia não explica o que cada número simboliza, porém os estudiosos conseguiram averiguar alguns dos seus simbolismos. Deste modo, o número "1" simboliza Deus, que é único. Indica exclusividade, primado, excelência. É o que acontece quando Jesus responde ao jovem rico: "Porque me interrogas sobre o que é bom? Bom é um só" (Mt 19,17); ou quando diz "Há um só Senhor, uma só fé, um só baptismo, um só Deus". Assim, o um simboliza o divino.

 

Pelo contrário, o 2 representa o homem, pois nele há sempre dualidade, divisão interior por causa do pecado. Segundo Marcos, Jesus curou um só possesso em Gerasa (Mc 5,2), mas segundo Mateus eram 2 (Mt 8,28). Segundo Marcos, curou só um cego em Jericó, chamado Bartimeu (10,46), mas segundo Mateus os cegos eram 2 (20,30). Segundo Marcos, no julgamento de Jesus, apresentaram-se algumas falsas testemunhas (14,57), mas Mateus esclarece que foram 2 (26,60). Qual deles diz a verdade? Ambos, pois Marcos transmite-nos a versão histórica e Mateus usa o número simbólico.

 

(VALDÉS, Ariel Álvarez - Que sabemos da Bíblia? - III. Apelação: Paulus, 1998;

Imagem em http://blog.cancaonova.com/marinaadamo/files/2007/10/biblia.jpg)