Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogue da Paróquia do Santíssimo Sacramento

Blogue da Paróquia do Santíssimo Sacramento

São Vicente de Paulo

27.09.08 | ssacramento

No dia 27 de Setembro de 1660, com pouco mais de 84 anos, morreu São Vicente de Paulo. Chamado pelos contemporâneos de Monsieur Vincent, este não passava de um modesto sacerdote, de origem humilde, sem fortuna, mas que, para socorrer às misérias e tragédias do seu tempo, começou por reunir as pessoas de boa vontade, que, atraídas pela sua palavra ardente, se colocavam ao serviço dos pobres. Pela primeira vez em França, organizou as obras de caridade, com disciplina e métodos verdadeiramente geniais. Enviou missionários pelas aldeias de França, mas também ao estrangeiro. Fundou 2 congregações religiosas para cooperar nas suas obras e continuá-las depois dele. 

 

Ninguém era mais calmo do que ele. Vicente de Paulo era antes de mais um homem de vida interior; trabalhava em espírito de oração sob o olhar de Deus: foi um grande homem de acção, porque era homem de contemplação.

 

"A perfeição do amor - dizia aos seus missionários - não consiste em ter êxtases, mas em bem cumprir a vontade de Deus; e o mais perfeito dentre os homens será aquele cuja vontade estiver em unir de tal modo a nossa vontade à de Deus, que a sua e a nossa sejam uma só no querer e no não querer; e aquele que for mais exímio neste ponto será o mais perfeito".

 

Deixar-se guiar por Deus, renunciar à própria vontade para tornar-se instrumento de Deus, unir-se a Deus, este foi o método de São Vicente de Paulo. Este é também o único meio de trabalhar utilmente para a glória de Cristo e de criar obras, que, por não se apoiarem no homem, não são efémeras como ele.

 

 

(SAINT-LAURENT, Thomas de - São Vicente de Paulo.Porto: Civilização, 1998)