Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogue da Paróquia do Santíssimo Sacramento

Blogue da Paróquia do Santíssimo Sacramento

A Páscoa, um dia prolongado

12.04.07 | ssacramento
"A celebração da Páscoa prolonga-se no tempo pascal. Os cinquenta dias que se seguem ao Domingo da Ressurreição até ao Domingo de Pentecostes, celebram-se na alegria como um único dia de festa, mais ainda, como o «grande Domingo» (...).
Os Domingos deste tempo são considerados como «Domingos de Páscoa» e têm precedência sobre qualquer festa do Senhor e qualquer solenidade. As solenidades que ocorram nestes Domingos devem transferir-se para a Segunda-Feira seguinte. (...)
Durante o Tempo pascal, os pastores instruam os fiéis já iniciados no Sacramento da Eucaristia sobre o significado do preceito da Igreja de receber neste tempo a sagrada comunhão. Muito se recomenda que, especialmente durante a oitava de Páscoa, se leve a comunhão aos enfermos. (...)
Durante este tempo (...) pode ter lugar a bênção anual das famílias, o exercício piedoso da “Via lucis” (recordando as aparições do Ressuscitado), a devoção à Misericórdia divina (2º Domingo Pascal), a novena do Pentecostes e a Vigília de oração do Pentecostes.
Este sagrado tempo de cinquenta dias conclui-se com o Domingo de Pentecostes em que se comemora o dom do Espírito Santo derramado sobre os Apóstolos, os primórdios da Igreja e o início da sua missão a «todas as línguas, povos e nações».
«É próprio da festa pascal que toda a Igreja se alegre pelo perdão dos pecados, concedido não só àqueles que renasceram por meio do santo Baptismo, mas também àqueles que já são contados há mais tempo no número dos filhos adoptivos de Deus».
Mediante uma actividade pastoral mais diligente e um maior empenho espiritual por parte de todos e de cada um, com a graça de Deus, será possível a quantos tiverem participado nas festas pascais testemunharem na vida o mistério da Páscoa celebrado na fé."


(Semanário Voz Portucalense, de 04/04/2007)