Simbologia ligada à semente
18.04.07 | ssacramento

A semente, embora pequena, tem a capacidade de produzir uma enorme quantidade de outros grãos e de estar na origem de uma grande árvore. Um saco de semente pode encher um campo de trigo. A semente já contém em si mesma o que no futuro se vai manifestar. Ela é o símbolo de todas as capacidades e possibilidades, da abundância de vida. É este o sentido dado no 1º capítulo da Bíblia, quando o Senhor promete o florescer da vida em abundância, criando as sementes de todas as árvores, plantas e ervas (Gn. 1,11).
O povo hebraico utilizou a mesma palavra ("zera", traduzido geralmente na Bíblia por descendência) para falar da semente das plantas e da "semente" que origina a vida humana e animal, pois toda a semente vem do Senhor (Jer. 31,27). Neste povo surge uma Mulher, Maria, que deu ao mundo a verdadeira "Descendência", Jesus Cristo, o qual venceu, pela morte e ressurreição, a serpente do mal. Esta Mulher é também a Igreja, perseguida nos cristãos pela serpente, que se transforma num dragão vermelho, com sete cabeças, dez chifres e, sobre as cabeças, sete diademas (Ap. 12,3).
Se a semente produz frutos, a acção de semear orgina a esperança de um fruto que ainda não se colheu, que passará muitas peripécias e dificuldades, que pode aparecer impossível. A acção de semear contrapõe-se à alegria da colheita (Sl. 126,6).
A semente é sinal das bençãos de Deus e para falar da fidelidade de Deus ao seu povo ou da fidelidade do povo a Deus, os profetas usam o símbolo da semente (Is. 30,23). Quando não se pode semear ou se semeia e não há produção, significa uma qualquer maldição (Is. 5,10). O semear para ceifar é também símbolo da luta pela sobrevivência de cada dia (Mt. 6,26).

O gesto do semeador é dos mais belos e característicos da vida no campo, sendo um símbolo do bem ou do mal praticados (Job. 4,8; Prov. 11,18). Longe de Deus a sementeira das obras humanas só produz espinhos (Jer. 12,13).
A semente é ainda símbolo da palavra de Deus. Os três primeiros evangelistas insistem na comparação entre semente e Palavra de Deus. Na parábola da semente e do semeador, diz-se que o "semeador semeia a Palavra" (Mc. 4,14) e esta foi uma das poucas parábolas que Jesus explicou aos seus discípulos. "A semente é a Palavra de Deus" (Lc. 8,11) e Jesus compara-se a um semeador a semear a semente da Palavra no campo do coração de cada um de nós. A urgência da escuta da Palavra, a atenção e o acolhimento que se lhe deve prestar aparecem na frase final de Jesus "Quem tem ouvidos para ouvir, ouça". Não escutar a Palavra de Deus, proclamada por Jesus, é sujeitar-se a ser campo onde o inimigo lança as sementes do joio.
Esta ideia também aparece na parábola do trigo e do joio (Mt. 13, 24-30), que são semeados no mesmo campo, quer dizer, no coração de cada homem e mulher, a semente da Palavra de Deus e a semente do mal andam juntas. Assim, o mundo é comparado a um campo onde é semeada a Palavra de Deus, só que outras sementes más também são semeadas. O que ouve a Palavra de torna-se ele próprio uma semente boa. A melhor explicação da parábola vem da boca do próprio Jesus (Mt. 13,37-43). Ao ouvir a Palavra de Deus, cada cristão recebe dela a sua força e essa semente deve dar frutos de caridade (1Pe 1, 22-23).
É que se o coração do ser humano é um campo aberto à semente do Evangelho, o corpo humano do cristão também é santificado pela semente da Palavra que é garantia da Ressurreição. Como a semente tem de morrer para poder germinar, assim também o nosso corpo, qual semente, para entrar na ressurreição, tem que passar pela morte (Jo 12,24-25). O mesmo sentido é apresentado por São Paulo quando se refere à ressurreição corporal (1Cor 15,35-44).
Toda a vida do cristão é um campo onde ele próprio, acolhendo a semente da Palavra de Deus, está chamado a semear a semente das boas obras e cada um colherá o que tiver semeado (2Cor 9,6).
Nascidos da semente da Palavra de Deus, os cristãos tornam-se um campo onde a vida surge em abundância. A pequenez da semente não a impede de se tornar uma árvore. A parábola do grão de mostarda diz que a Igreja começou pela semente de um pequenino grupo tornando-se uma árvore (Mt. 13, 31-32). Tal como esse grão de mostarda, Jesus exige de nós fé na sua Palavra (Mt. 17,20).
E nós, como poderemos ser hoje semeadores da semente da Palavra de Deus?
(Adaptado de um artigo de Herculano Alves, Revista Bíblica, nº 242)


http://www.padremarcelinho.com.br/historinhas.html (História "O Semeador")