Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogue da Paróquia do Santíssimo Sacramento

Blogue da Paróquia do Santíssimo Sacramento

Natal, festa que canta dom da vida

18.12.08 | ssacramento

Pelo clima que o caracteriza, o Natal é uma festa universal, até para os que não se dizem crentes. Pode perceber-se nesta celebração cristã anual algo extraordinário e transcendente, algo íntimo que fala ao coração. É a festa que canta o dom da vida. O nascimento de uma criança deveria ser sempre um acontecimento que traz alegria: o abraço de um recém-nascido suscita normalmente sentimentos de atenção e de prontidão, de comoção e de ternura.

 

O Natal é o encontro com um recém-nascido que chora numa gruta miserável. Contemplando-o no presépio, como não pensar em tantas crianças que ainda hoje vêem a luz numa grande pobreza, em muitas regiões do mundo? Como não pensar nos recém-nascidos não acolhidos e rejeitados, nos que não chegam a sobreviver por falta de cuidados e atenção? Como não pensar também nas famílias que desejaram a alegria de um filho e não vêem realizada esta esperança?

 

Sob o impulso do consumismo, o Natal corre o risco de perder o seu significado espiritual, reduzindo-se a uma mera ocasião comercial de compras e troca de presentes. Na verdade, as dificuldades, as incertezas e a própria crise económica que, nestes meses, tantas famílias estão a viver, e que afecta toda a humanidade, podem ser um estímulo para descobrir o calor da simplicidade, da amizade e da solidariedade, valores típicos do Natal.

 

Despojado do consumismo e materialismo, o Natal pode converter-se numa oportunidade para acolher, como presente pessoal, a mensagem de esperança que emana do mistério do nascimento de Cristo.

 

(Mensagem do Papa Bento XVI na audiência do dia 17 de Dezembro; artigo disponível em Zenit - http://www.zenit.org/article-20358?l=portuguese)