Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogue da Paróquia do Santíssimo Sacramento

Blogue da Paróquia do Santíssimo Sacramento

Um ano a caminhar com São Paulo: "Acima de tudo, revesti-vos da caridade..."

22.12.08 | ssacramento

Em Cl 3, 12-17, Paulo diz-nos o que devemos fazer, nas ocupações do dia-a-dia (12-15) e nas celebrações do culto (16 e sgs.). A vida que temos é uma graça divina e só a podemos viver na gratidão. Foi Deus que nos elegeu, despindo-nos dos vícios do homem velho, anterior ao Baptismo; santificou-nos, fazendo-nos seus filhos, em Cristo, e somos por Ele amados. Porém, só vivemos deste amor se o pusermos em prática, através de uma série de virtudes que a Bíblia atribui a Deus e são determinantes ao nosso relacionamento mútuo: a misericórdia, a bondade (é prioritário o bem do outro), a humildade (exclui o orgulho e o egoísmo), a mansidão (exige auto-domínio), a longanimidade (para vencermos obstáculos que nos podem desanimar).

 

Torna-se mais difícil e necessário pôr em prática, quando os outros são para nós um peso: ou devido às suas debilidades ou face ao mal que nos fazem. Para perdoar depois do mal que nos foi feito, isto é, doar-se, precisamos da energia com que o Senhor morreu pelos nossos pecados e da graça que nos oferece. Quer dizer, precisamos da caridade que Ele manifestou numa plenitude inimaginável.

 

Fruto da caridade está a paz, que tem origem em Cristo, reina no coração de cada crente e daí se estende à Igreja. Esta paz, mais do que um convite, é objecto de um voto, semelhante à saudação inicial e final das cartas e das celebrações em que eram lidas.

 

 

(OLIVEIRA, Anacleto - Um ano a caminhar com S. Paulo. Palheira: Gráfica de Coimbra, 2008)