Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogue da Paróquia do Santíssimo Sacramento

Blogue da Paróquia do Santíssimo Sacramento

Aprendei a amar

23.04.07 | ssacramento
"Perguntei a Madre Teresa se também havia entre as Missionárias da Caridade a queda de vocações comum a muitos institutos religiosos.
- Não. Estamos sempre a crescer. Há raparigas que me dizem: 'Quero uma vida de pobreza, de amor e de sacrifício.' Respondo-lhes: 'Bem, minha filha. São as únicas coisas que te posso dar.' A generosidade das jovens gerações é uma grande coisa. Os jovens estão esfomeados de Deus. É esta a grandeza da juventude.

Voltei a pensar nas palavras da Madre ao ler o resultado de uma sondagem realizada pela Eurispes, em Abril de 2003, entre adolescentes dos catorze aos dezoito anos, a quem se perguntou quais eram os seus ídolos. Pois bem, nos dois primeiros lugares estavam Madre Teresa e João Paulo II: segundo o comunicado da Eurispes, 'eles encarnam o ídolo da nossa época para um quarto dos jovens interpelados, crentes ou não.' Parece incrível! (...) Ambos representam modelos de ideais contra a corrente, como o sacrifício, a doação de si, a busca do sentido verdadeiro da vida, a coerência, a paixão pela paz. É precisamente isto que conquista a juventude que frequentemente julgamos viciada por demasiados bens materiais, perdida por detrás de uma vontade de divertimento, irreflectidamente desempenhada.

Vale a pena recordar a carta que a Madre Teresa enviou aos milhares de raparigas e rapazes que chegaram de todo o mundo a Chestocova para celebrar com João Paulo II o Dia Mundial da Juventude, a 15 de Agosto de 1991:

'Caros jovens, o maior mal de hoje é a falta de amor e de caridade, a terrível indiferença com os irmãos e irmãs, filhos de Deus nosso Pai, que vivem marginalizados, presas da exploração, da corrupção, da pobreza e da doença.

Já que a vida se abre diante de vós, a minha oração por vós é que possais compreender cada vez melhor o seu sentido verdadeiro... A vida é um dom maravilhoso de Deus e todos foram criados para amar e ser amados. Não é um dever ajudar os pobres material e espiritualmente: é um privilégio, porque Jesus, Deus feito Homem, assegurou-nos que 'tudo o que fizerdes ao último dos meus irmãos a mim o fareis...'

Não permitais que falsos objectivos - dinheiro, poder, prazer - vos tornem escravos e vos façam perder o sentido autêntico da vida.

Aprendei a amar procurando conhecer cada vez mais profundamente Jesus, crer firmemente nele, escutá-lo em oração profunda e na meditação das suas palavras e dos seus gestos que revelam perfeitamente o amor, e sereis levados pela corrente do amor divino que faz com que os outros participem no amor. Só no céu é que veremos quanto somos devedores aos pobres, por nos terem ajudado a amar melhor o Senhor. Deus vos abençoe. Madre Teresa.' "


(ZAMBONINI, Franca - Madre Teresa. A mística dos últimos.Prior Velho: Paulinas, 2003)
(Imagens retiradas de http://www.bordighera.it/Galleria/32Giussani/09.jpg e http://franciscodeassis.no.sapo.pt/mteresa.jpg)




O programa proposto pelo Secretariado Diocesano da Pastoral das Vocações, a realizar na Paróquia de Lordelo do Ouro (Porto), para esta semana das vocações é o seguinte:

  • Eucaristias - 23 a 28/04 (19 horas), precedidas de Terço Vocacional (18,30 horas);
  • Adoração ao Santíssimo - 26/04 (8,30-19 horas);
  • Encontro com as famílias - 27/04 (21,30 horas);
  • Vigília de Oração - 28/04 (21,30 horas), presidida por D. Manuel Clemente.