"Jovens plenos são jovens santos"
Então, é importante escolher as promessas verdadeiras, que abrem ao futuro, também com renúncias; escolher bem, e não destruir o futuro. E a opção fundamental é por Deus, que é, com Jesus Cristo e o Espírito Santo, luz e companhia no caminho.
Ser jovem é ser bom e generoso. E a bondade, a beleza e o bem em pessoa é Jesus Cristo, Aquele que o nosso coração procura sem cessar. Ele é o Amigo que nunca trai, pois é fiel até dar a vida na cruz por nós. Poderia Ele trair a nossa confiança, guiar-nos por veredas erradas?
Mas como podeis ser amigos de Quem não conheceis? O conhecimento leva ao amor e o amor estimula o conhecimento. Para entrardes em amizade com Cristo, para O ter como companheiro da vida, deveis, antes de mais, conhecê-Lo, entrar numa relação pessoal. Isto exige conhecer as Escrituras, sobretudo os Evangelhos, onde o Senhor fala convosco, individualmente. Este diálogo com o Senhor deve ser também uma oração em comunhão na grande comunidade que é a Igreja, através dos sacramentos, nomeadamente a Eucaristia e a Reconciliação. Depois, só conhecendo pessoalmente Jesus podeis comunicar esta amizade aos outros, através da caridade.
(Papa Bento XVI, Revista Audácia, Outubro/2008)