Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogue da Paróquia do Santíssimo Sacramento

Blogue da Paróquia do Santíssimo Sacramento

Hoje é dia de...

25.04.07 | ssacramento

Hoje é dia de S. Marcos Evangelista. João Marcos habitava com sua mãe, Maria, em Jerusalém e a sua casa era local de reunião dos primeiros cristãos. Foi lá que S. Pedro bateu à porta quando o Anjo o libertou da prisão. Era primo de Barnabé e seu companheiro durante as viagens apostólicas e no cativeiro de S. Paulo. Em 65 ou 70 d.C. escreveu a catequese de S.Pedro na comunidade de Roma.

O Evangelho de S. Marcos foi o primeiro a ser redigido, cerca de 65 d.C., e aparece escrito em língua grega vulgar. Embora escreva para anunciar a Boa Nova de Jesus Cristo como Filho de Deus, nele Jesus aparece mais humanizado do que em S. Mateus: é a vida de Jesus de Nazaré, que percorreu os caminhos da Galileia fazendo o bem, o Filho muito amado de Deus que se compadece, admira, indigna, sente medo e angústia, .... A comunidade de Marcos concluiu que só quem segue Jesus pelo caminho da renúncia e da cruz saberá quem Ele é. Estes tornar-se-ão seus discípulos e conhecerão o Filho de Deus.


(Adaptado de DIAS, António J. - Arautos da Santidade. Vida dos Santos. Lisboa: Editora Rei dos Livros, 2001; e PULGA, Rosana - Bê-Á-Bá da Bíblia. Lisboa: Paulinas, 2001)



Mas hoje também é dia comemorativo da Revolução dos Cravos.


"Ao celebrar-se mais um aniversário da Revolução do 25 de Abril de 1974 sempre se precipitam as análises de ar científico nos acontecimentos desenhados nos últimos anos da nossa história. (...)
Como se a Revolução dos Cravos fosse o único elemento a atravessar-se na nossa caminhada. Tivesse ou não havido a revolução não estaríamos hoje como em 1974. A história faz-se com a emersão de elementos escondidos e aparentemente insignificantes que alimentam os grandes troncos. Como a água, humilde e casta que alimenta, sem se ver, as grandes florestas. Ainda estamos muito longe de compreender os factos que irrigaram a nossa história, para esta chegar como chegou até nós."

Interessante este artigo do P. António Rego, disponível em
http://www.agencia.ecclesia.pt/noticia_all.asp?noticiaid=45457&seccaoid=7&tipoid=25