Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogue da Paróquia do Santíssimo Sacramento

Blogue da Paróquia do Santíssimo Sacramento

"Enquanto tiver voz, gritarei: paz!"

02.04.09 | ssacramento

Faz hoje cinco anos, que Karol Wojtyla morreu, no dia 2 de Abril de 2005, às 21h e37mn, um mês e meio antes  de completar 85 anos. O seu Papado pode ser dividido em quatro fases, marcadas por quatro lemas de particular eficácia, com os quais soube comunicar a sua mensagem às multidões.

 

A 22 de Outubro, durante a celebração de abertura do serviço pontifical, lança o primeiro lema: «Abri, ou antes, escancarai as portas a Cristo». Esta é a fase nascente do seu Pontificado, com a sua feliz projecção missionária em todos os continentes, com o uso criativo dos meios de comunicação social até ao drama do atentado e ao longo desafio lançado contra o sistema comunista e o império soviético.

 

O segundo lema está inscrito na Encíclica Dominum et vivificantem (Maio de 1986):«Alargai os horizontes, fazei-vos ao largo». João Paulo II refere-se aos judeus como «nossos irmãos mais velhos», vai ao encontro de multidões islãmicas e convoca assembleias inter-religiosas.

 

O terceiro lema é marcado pelo sofrimento físico e assinala a aproximação do Jubileu do ano 2000: «Em nome da Igreja, peço perdão». Estas palavras foram ditas pela primeira vez na Républica Checa ( Maio de 1995) e foram retomadas na Quaresma do ano 2000, pedindo perdão pelos «erros, as infidelidades, as incoerências e os adiamentos» dos quais foram responsáveis os «filhos da Igreja», no milénio que estava a chegar ao fim.

 

O quarto lema chega com a dor extrema da falta de movimentos e de palavra, para um  homem que tanto se deslocara e tanto falara: «Ofereço os meus sofrimentos para que o desígnio de Deus se realize e a sua Palavra caminhe no meio dos povos». São estes os termos da sua mensagem para a  Via Sacra no Coliseu (25 de Março de 2005), que segue em ligação vídeo na sua capela privada.

 

Na noite de 2 Abril de 2005, morre um dos gigantes do nosso tempo de quem Gorbachev disse um dia: «Sem este Papa, não é possível compreender o que aconteceu na Europa em finais dos anos oitenta». Morre um dos pilares da Paz no mundo, ele que na Primavera de 2003 disse: « Enquanto tiver voz, gritarei: paz!».

 

 

Accattoli,Luigi - João Paulo II - a primeira biografia completa. Prior Velho: Paulinas Editora,Abril 2007.