Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogue da Paróquia do Santíssimo Sacramento

Blogue da Paróquia do Santíssimo Sacramento

Jesus como homem do louvor

15.05.09 | ssacramento

Ir ao encontro do Senhor para pedir, para suplicar dons materiais ou graças espirituais, mais ou menos todos nós vamos fazendo, porque nos sentimos em necessidade e somos pobres. Mas louvar, bendizer o Senhor, dar graças pelo que Ele é e pelo amor que nos tem, já é mais difícil, já não se encontram tantos «devotos». Talvez seja um dos males da nossa oração, da nossa vida interior: não louvamos, não sabemos dar graças. É sem dúvida, uma lacuna grave na nossa vida, na espiritualidade dos homens de hoje.


Um dos traços mais belos e mais característicos da oração e da vida de Jesus é o louvor. Ele é o homem do louvor. Tudo vê, tudo admira como obra do Pai e do seu amor. Todas as realidades, desde as sementeiras até à beleza dos lírios dos campos, desde a inocência das crianças até ao gesto humilde de uma viúva que dá tudo quanto tem, são ocasião contínua para se referir ao Pai em louvor, admiração, reverência filial e humilde.


O louvor é acção gratuita, desinteressada. Louva-se, não se pede, não se faz comércio. Grita-se do fundo da alma ao Senhor a alegria de ser seu filho e cantam-se os seus louvores. Oração difícil, porque parece não servir para nada, parece que não nos dá nada. Mas ao louvarmos, enriquecemo-nos, agigantamo-nos, ficamos mais semelhantes a Deus que é a gratuidade infinita.

 

 

(Dário Pedroso, S.J.- Senhor ensina-nos a rezar. Braga:Editorial A. O., 2000)