Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogue da Paróquia do Santíssimo Sacramento

Blogue da Paróquia do Santíssimo Sacramento

"Boa educação" espiritual

27.05.09 | ssacramento

No contacto com as pessoas, nas nossas relações sociais, é sinal de boa educação o estar atento a quem fala connosco, procurando ouvir, mostrando interesse, dialogando. Numa atitude cristã, porque o outro é Cristo, é um membro do seu Corpo Místico, é uma presença de Jesus, devo reforçar e sublimar essa atenção, essa escuta, procurando ouvir os outros com amor, com toda a delicadeza. Fazer no nosso interior um vazio para que o nosso interlocutor, os seus problemas, as suas dores ou alegrias, encontrem espaço dentro de nós e sejam acolhidos em amor.

 

Se alguém está a falar connosco e, apesar de externamente parecermos atentos, estamos a pensar no que sucedeu, ou nos planos do futuro, se o pensamento e o coração estão ocupados com outras coisas ou outras pessoas, não ouvimos, não amamos aquele que nos está a falar. Necessitamos de atenção total, por educação, por caridade, pelo direito que o outro tem em ser ouvido, como se não houvesse mais ninguém no mundo.

 

Mas se isto é verdade acerca das relações humanas, quanto mais o deve ser no que diz respeito a Deus. A oração implica esta absoluta intimidade, que nem sempre é fácil, mas que é imprescindível para o progresso interior. Sermos, pelo menos no tempo de oração, "bem educados" com Deus , ouvi-Lo e falar-Lhe na totalidade do nosso ser. Que nada, nem ninguém impeça esta intimidade.

 

 

(PEDROSO, Dário - Senhor, Ensina-nos a rezar. Braga: Editorial A.O., 1987)