Simão Pedro, discípulo de Jesus
Simão Pedro era proveniente da cidade de Betsaida que ficava a norte do Lago de Tiberíades. Foi, sem dúvida, um dos primeiros seguidores de Jesus pois seria impossivel fugir ao olhar intenso de Jesus como nos transmite "o discípulo que Jesus amava": «Fixando nele o olhar, Jesus disse-lhe: Tu és Simão, o filho de João. Hás-de chamar-te Cefas», que significa Pedra".
Pescador de profissão tornou-se o pilar da Igreja a partir do qual Jesus assentou a sua doutrina. Apesar de conviver e ter uma relação privilegiada com o Mestre, não teve capacidade de entender logo a Missão de Jesus. Este processo de compreensão foi evoluindo gradualmente. Não devia ser fácil para Simão Pedro entender Jesus, tal a novidade da sua mensagem. Ainda agora passados dois milénios o não percebem.
Também deve ter sido penoso para Pedro negar Jesus três vezes e, sobretudo, sentir novamente o olhar do Senhor fixo nele (Lc 22, 61). Este olhar de Jesus, que fez Simão Pedro chorar "amargamente", foi um olhar de bondade, de perdão, de infinita misericórdia, que só o Senhor seria capaz de lançar...
(Imagem disponível em http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/0/0d/El_Greco_037.jpg)