Salmos, escola de oração
Se há algo que se não possa de verdade ensinar é a oração. Só o Espírito Santo é o Mestre de oração e do caminhar espiritual. Aprende-se a rezar, rezando, esforçando-se por estar atento ao sopro divino em nós.
Os Salmos podem ser escola de oração. O seu título em hebraico significa Livro de Orações. Podem ser uma preciosa ajuda e neles podemos encontrar preces que se enquadram com os diversos estados de alma: alegria, súplica, perdão, agradecimento, oferta generosa ao Senhor, admiração pela grandeza de Deus e beleza do mundo criado, preocupações com a família e com o trabalho, etc.
A simples repetição duma fórmula feita por outrem não é ainda oração. É necessário colocar nela a intenção do coração, fazer nossas as palavras e os sentimentos da prece já feita. Rezar os Salmos não pode significar só lê-los. O primeiro sentimento a fomentar é a união aos milhões de crentes que rezaram antes de nós estas preces.
Será bom que o Salmo escolhido para oração vá de acordo com o nosso estado de alma, com a necessidade espiritual ou sentimento que nos invade. Geralmente, as Bíblias trazem, como título de cada Salmo, a ideia central dessa oração, logo a escolha será mais fácil.
(PEDROSO, Dário - Senhor, ensina-nos a rezar. Braga: Editorial A.O.,1987)