Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogue da Paróquia do Santíssimo Sacramento

Blogue da Paróquia do Santíssimo Sacramento

Vale mais uma pessoa do que todas as coisas do Mundo

23.10.09 | ssacramento

No passado dia 10 de Outubro celebrou-se o Dia Mundial da Saúde Mental e D. António Carrilho, bispo do Funchal, ao presidir à abertura das jornadas de enfermagem, dizia: "A exclusão gera pobreza humana, pobreza económica, pobreza individual, pobreza social e cívica, no que se refere a responsabilidades, a deveres  e a direitos de cidadania.

 

Em muitos aspectos, com  riscos mais ou menos imprevisíveis e com reflexos na convivência cívica, pondo até em causa a salvaguarda dos Direitos Humanos e a  Dignidade Humana de cada pessoa, única e irrepetível. A exclusão social, e outras, todas elas estigmatizantes, merecem, pois, a atenção da Igreja, procurando, através das suas instituições, as respostas possíveis, umas mais como processo de autonomização individual, outras mais como processo de suporte, sempre de modo a favorecer e assegurar uma vida com dignidade.

 

Permitam-me que traga à memória, uma personagem do século XVI, S. João de Deus, o “Louco de Granada", o excluído, porque “louco”, assim considerado por alguns. Ele foi mentor da saúde integral e, por isso, também da saúde mental e das questões da exclusão social. Teve intervenções inovadoras, favoráveis à integração social, com respostas personalizadas, abrangentes e em rede. É que ele estava convencido do valor de cada pessoa: “Vale mais uma alma (pessoa) do que todas as coisas do Mundo!” – dizia convicto. Novos tempos, novos problemas, novas sensibilidades, novos paradigmas, novos valores, novos desafios!... Também as respostas têm de ser inteligentes, complementares, em rede, com responsabilidade por parte das instituições públicas e privadas, assumindo, cada qual, as suas responsabilidades, em diálogo colaborante e eficiente, à medida do nosso tempo e tendo como centralidade a Pessoa Humana!"