A "Vida oculta" de Jesus - I
Todos sabemos o que Jesus fez durante os três anos da sua vida pública. Mas o que fez durante os mais de 30 anos anteriores? O que sabemos desse longo período é um episódio que sucedeu aos 12 anos, quando Ele se perdeu em Jerusalém durante uma festa da Páscoa, e como José e Maria o encontraram «no templo, sentado entre os doutores a ouvi-los e a fazer-lhes perguntas. Todos quantos o ouviam, estavam estupefactos com a sua inteligência e as suas respostas» (Lc 2,46-47). Mas, imediatamente a seguir, o Evangelho diz que regressou para Nazaré e o véu do mistério desce de novo ocultando todas as suas actividades durante os 20 anos seguintes.
No entanto, o Evangelho de S. Lucas proporciona duas pistas. A primeira, depois de narrar a apresentação do menino Jesus no Templo de Jerusalém, poucos dias depois de ter nascido, diz que José, Maria e o menino «regressaram à Galileia, à sua cidade de Nazaré. Entretanto, o menino crescia e robustecia-se, enchendo-se de sabedoria, e a graça de Deus estava com Ele» (Lc 2,39-40). Portanto, o evangelista informa-nos claramente que Jesus passou os anos seguintes da sua vida na povoação de Nazaré, onde experimentou um desenvolvimento físico, intelectual e religioso, como qualquer menino da sua idade.
A segunda, depois de contar que o menino Jesus se perdeu aos 12 anos na cidade de Jerusalém e foi encontrado no Templo, diz que «desceu com eles, voltou para Nazaré e era-lhes submisso. (...) E Jesus crescia em sabedoria, estatura e em graça, diante de Deus e dos homens» (Lc 2,51-52).
Isto é confirmado por um episódio no Evangelho de Marcos. Quando Jesus pregou pela primeira vez na sinagoga de Nazaré, os aldeãos galileus, ao ouvi-lo, encheram-se de assombro e disseram: «De onde é que isto lhe vem e que sabedoria é esta que lhe foi dada? Como se operam tão grandes milagres por suas mãos? Não é Ele o carpinteiro, o filho de Maria?» (Mc 6,2-3).
Se Jesus não saiu de Nazaré durante a sua infância e a sua juventude (além das suas peregrinações a Jerusalém, ou de alguma viagem ocasional a alguma povoação vizinha), que fez em todos esses anos? Apesar disso, é possível saber-se algo mais, graças aos descobrimentos arqueológicos e literários que actualmente possuímos.
(Artigo de Ariel Álvarez Valdés, in Revista Bíblica - Jan.-Fev. 2010; Imagem disponível na wikipedia)