Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Blogue da Paróquia do Santíssimo Sacramento

Blogue da Paróquia do Santíssimo Sacramento

Dia Internacional da Criança Desaparecida

25.05.07 | ssacramento
"O Dia Internacional da Criança Desaparecida é hoje assinalado. A somar aos casos mediáticos que comunicação social dá conta, muitos outros se juntam, calando angústias e procurando esperanças.

A iniciativa de criar o Dia Internacional das Crianças Desaparecidas surgiu na sequência do rapto de uma criança de seis anos - Etan Patz - a 25 de Maio de 1979 em Nova Iorque.

Nos anos que se seguiram, várias organizações começaram a assinalar esta data, mas só em 1983 o Presidente dos Estados Unidos declarou o dia 25 de Maio como dedicado às crianças desaparecidas. Três anos mais tarde, esta data conheceu dimensão internacional.

Na Europa, apenas a partir de 2002 é que este dia passou a ser assinalado pela Child Focus, uma organização europeia não-governamental (ONG), criada no seguimento do caso Dutroux das duas meninas desaparecidas na Bélgica em 1998.

Em 2004 a comemoração chegou a Portugal. O objectivo desta iniciativa é o de encorajar a população e a comunicação social a reflectir sobre todas as crianças que foram dadas como desaparecidas na Europa e no mundo. E também levar as autoridades a reflectir na prevenção e nas estratégias a criar, em colaboração com as entidades responsáveis pela educação, a justiça e a segurança. (...)

Na passada quarta feira o psicólogo clínico do Instituto de Apoio à Criança Manuel Coutinho, concedeu uma entrevista ao Programa ECCLESIA, onde analisou a realidade portuguesa e apontou cuidados a ter com as crianças." A referida entrevista pode ser consultada na Ecclesia.


Números para reflectir:

 

Participações, à Polícia Judiciária (PJ), por desaparecimento de crianças:

  • 2005 - 93 casos (num total de 976 registos de pessoas desaparecidas);

  • 2006 - 160 casos (no global de 1.606 participações de pessoas desaparecidas);
  • Janeiro/2007 a 10/05/2007 - 63 casos...

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.