Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogue da Paróquia do Santíssimo Sacramento

Blogue da Paróquia do Santíssimo Sacramento

A "Vida Oculta" de Jesus - III

18.02.10 | ssacramento

Pela literatura judaica sabemos que, quando Jesus era criança, existia em Nazaré, como nas demais aldeias da Palestina, uma pequena escola, onde iam os meninos a partir dos 5 anos. O local estava anexo à sinagoga e o programa escolar constava de dois ciclos básicos. O primeiro ciclo durava cinco anos. Os meninos começavam a aprender as letras do alfabeto hebraico e eram logo iniciados na leitura da Bíblia, a partir do livro do Levítico. Daí, passavam para os outros livros bíblicos, repetindo-os versículo por versículo, até aprenderem o texto sagrado quase de memória. Pela Bíblia, os alunos estudavam tudo: a língua, a gramática, a história, a geografia.

 

Terminada esta primeira etapa, os meninos passavam para o segundo ciclo, que durava dois anos. Neles, aplicavam-se ao conhecimento da "Lei Oral" judaica (chamada Mishná), isto é, às interpretações e complementos que os doutores da Lei faziam das leis bíblicas.

 

Ao chegar aos 12 anos, os meninos terminavam os seus estudos. Se algum era particularmente brilhante, então podia cursar estudos mais avançados; para isso tinha de ir para Jerusalém, ou outra cidade importante do país, e inscrever-se nas escolas dirigidas pelos mais célebres doutores da Lei. Mas isso era privilégio de poucos; a maioria dos jovens reintegrava-se na sua família, onde começava a aprender com o seu pai uma profissão para ganhar a vida.

 

Sem dúvida, Jesus, durante a sua infância, participou como todos os meninos da sua época nos dois ciclos básicos escolares na sinagoga de Nazaré, onde aprendeu a ler e a escrever.

 

(Artigo de Ariel Álvarez Valdés, in Revista Bíblica - Jan/Fev. 2010; Imagem disponível em https://1.bp.blogspot.com/_wBbWntw53tg/SUqkBe2ip8I/AAAAAAAAAGc/Mt4UMr44fMo/s320/IV-TC.jpg)