Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogue da Paróquia do Santíssimo Sacramento

Blogue da Paróquia do Santíssimo Sacramento

As tentações de Jesus

21.02.10 | ssacramento

Com o Primeiro Domingo da Quaresma retomamos o texto do Evangelho de Lucas, que é o principal Evangelista deste ano. Jesus, baptizado e cheio do Espírito Santo, inicia a sua vida pública com um jejum de 40 dias no deserto, onde é conduzido pelo Espírito e tentado pelo diabo.

A ordem das tentações é diferente da do Evangelho de Mateus. A primeira, de converter as pedras em pão, é igual nos dois; mas a segunda, no alto do monte, em que o diabo desafia Jesus a adorá-lo em troca do mundo inteiro, é colocada por Mateus em terceiro lugar. Deste modo, Lucas situa a terceira no alto do pináculo do templo, para concluir este episódio onde o seu Evangelho começa e termina: em Jerusalém

De facto, é para lá que Jesus há-de caminhar; é lá que o diabo, não se dando aqui por vencido, lhe há-de sair novamente ao encontro na Paixão: «Então o diabo, terminada toda a espécie de tentação, retirou-se da presença de Jesus, até certo tempo»; e é de lá que os apóstolos vão ser enviados e partir para todo o mundo.

A retirada estratégica do diabo, finalmente vencido na cruz, diz-nos que uma vitória pode não ser definitiva, mas dá força e confiança para sustermos novos ataques.

(Revista Bíblica - Jan/Fev 2010)