Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogue da Paróquia do Santíssimo Sacramento

Blogue da Paróquia do Santíssimo Sacramento

A"Vida Oculta" de Jesus - IV

02.03.10 | ssacramento

Outra das coisas que Jesus aprendeu durante a sua adolescência em Nazaré foi a rezar, pois qualquer criança israelita, a partir dos 13 anos, adquiria o hábito de orar três vezes por dia: de manhã, ao meio-dia e à noite. Para isso, era ensinado a cobrir a cabeça e os ombros, com um manto especial, chamado "talit", com umas franjas chamadas "zitzit" dependuradas nas suas quatro pontas.


Havia duas orações que um judeu, a partir da sua adolescência, devia recitar cada dia. A primeira chamava-se "Shemá" (em hebraico, "Escuta"), porque começava assim: «Escuta, Israel: Yahvé é o nosso único Deus.» Mais do que uma oração, era uma profissão de fé, tirada do Deuteronómio (6,4-7). E a segunda era a chamada "Shemoné Esre" (em hebraico, "Dezoito") porque consistia em dezoito orações (três louvores, doze petições e três agradecimentos a Deus).


Nestas orações, repetidas ao longo do dia, o menino Jesus foi aprendendo a chamar a Deus "Pai Nosso". E foram estas que criaram um clima espiritual em que Ele cresceu, e que marcaram profundamente a sua psicologia religiosa de criança.


(Artigo de Ariel Álvarez Valdés, in Revista Bíblica - Jan/Fev. 2010)