Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Blogue da Paróquia do Santíssimo Sacramento

Blogue da Paróquia do Santíssimo Sacramento

A"Vida Oculta" de Jesus - V

11.03.10 | ssacramento

Desde a infância, aos sábados, o Menino Jesus acudia à sinagoga de Nazaré acompanhado pelos seus pais. As orações da assembleia, duravam quase toda a manhã. Com o andar dos anos, foi aprendendo as orações e os ritos, até se lhe tornarem familiares.


Além da frequência da sinagoga, o sábado devia ser venerado com a prática do descanso total. Assim desde sexta-feira à tarde, o Menino Jesus deve ter ajudado a sua mãe Maria nos preparativos da celebração: trazer dupla reserva de água, limpar a humilde casa, colocar no seu lugar as ferramentas de trabalho, enquanto Maria preparava as duas refeições, uma para sexta à noite e outra para Sábado ao meio-dia.


Minutos antes de começar o sábado, isto é, na sexta ao cair da tarde, o pequeno Jesus, de pé diante da mesa, assistia ao rito da luz, tradicionalmente reservado às mulheres da casa: Maria pronunciava uma bênção e acendia uma lâmpada, que ficava acesa até à manhã seguinte, quando se levantavam para ir à sinagoga. Ao meio-dia, quando regressavam, as famílias da aldeia reuniam-se em grupos para partilhar um almoço comum.


 

(Artigo de Ariel Álvarez Valdés, in Revista Bíblica - Jan/Fev. 2010)

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.