Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Blogue da Paróquia do Santíssimo Sacramento

Blogue da Paróquia do Santíssimo Sacramento

Pentecostes, explosão do Amor

26.05.07 | ssacramento
O tempo da Igreja é o tempo do Espírito Santo, gerador de novas relações entre as pessoas, uma nova maneira de ser e estar no mundo. Ele é a fonte de onde emanam os dons que fazem a riqueza da Comunidade cristã. É ainda Ele que envia os discípulos dessa Comunidade a evangelizar, para fazer do Mundo um só povo: a Igreja de Jesus Cristo, a nova Humanidade, segundo o projecto de Deus Pai.

Na 1ª Leitura (Actos 2,1-11) verificamos que a Nova Aliança, iniciada com a vinda do Espírito Santo, não é um corte relativamente à Antiga, mas sim a sua continuidade e o seu complemento. É uma teofania, com uma linguagem própria que já vem do Antigo Testamento (Ex 19,16-19; Is 66,15-16), em que as manifestações de Deus são acompanhadas de tremores de terra, trovões, relâmpagos e fortes rajadas de vento, significando que a força de Deus actua como quer, onde quer e através de quem quer. Nada o detém.


O Espírito Santo não transmite leis. Estabelece entre os homens uma nova forma de comunicação e um novo estilo de relações humanas e fraternas que superam as fronteiras das línguas e culturas. "Partos, Medos, Elanitas, habitantes da Mesopotâmia, da Judeia e da Capadócia, do Ponto e da Ásia, da Frígia e da Panfília, do Egipto e dos lados da Líbia, vizinha de Cirene, colonos de Roma, tanto Judeus como prosélitos, Cretenses e Árabes, ouvimos estes homens proclamar, em nossas línguas, as maravilhas de Deus".  Esta lista de 12 povos diferentes, presentes em Jerusalém, indica a universalidade das nações dispersas por todo o mundo. É a resposta ao relato do Génesis 11,1-9 sobre a Torre de Babel: ali havia uma só língua e a babel era o símbolo do poder e orgulho humanos; aqui, nos Actos dos Apóstolos, cada um ouvia os discípulos a falar a sua própria língua, a linguagem do amor, que é um dom do Espírito Santo, uma linguagem que respeita as culturas e ultrapassa as fronteiras políticas, ideológicas, étnicas e linguísticas, para fazer de todos os povos um só Povo: a Igreja de Jesus Cristo, a Nova Humanidade.
(Adaptado de um artigo de Manuel Arantes, Revista Bíblica, nº 220)


(Adaptado de http://www.infancia-misionera.com/pentecolor.htm)


Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.