A Missão de cada um
Os sábios judeus diziam que a Bíblia tem 70 caras, isto é, podemos lê-la de 70 modos ou de perspectivas diferentes. A Igreja tem insistido nesta pluralidade de leituras, desde que não se deturpe a mensagem verdadeira, essencial, que reside no Livro dos livros. Ora, dentre essas, a perspectiva missionária não é a menos importante. Nas entrelinhas de todos os livros da Bíblia "escuta-se" uma voz, a Voz de Deus que nos chama para a Missão.
Em Lisboa, o papa Bento XVI referiu-se aos portugueses como a um povo que, no passado, levou a voz da Missão a todos os continentes. Foi um povo missionário. Por isso, os países de língua portuguesa são, na sua maioria, católicos. Isto foi o passado, a história. E como está o presente dos portugueses?
O panorama geral não é muito animador. Por isso se diz à boca cheia que, de país missionário que era, Portugal tornou-se um país de missão, um país a que é preciso dirigir outra vez, em grande parte, o anúncio de Evangelho. No ínicio deste ano pastoral, que atitudes vamos tomar para que essa Voz entre nos corações das crianças, dos jovens e dos adultos das nossas comunidades cristãs?
Revista Bíblica - Set./Out. 2010