Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogue da Paróquia do Santíssimo Sacramento

Blogue da Paróquia do Santíssimo Sacramento

Liberdade Religiosa, Caminho para a Paz

01.01.11 | ssacramento

 

 

 

 

 

Mais uma vez a Mensagem de Sua Santidade 0 Papa Bento XVI neste dia da Solenidade de Santa Maria Mãe de Deus em que se celebra também o Dia Mundial da Paz é plena de actualidade tendo como lema "Liberdade Religiosa, Caminho para a Paz". Começando por estar solidáro para com aqueles que são perseguidos Bento XVI realça que "é doloroso constatar que em algumas regiões do mundo, não é possivel professar e exprimir livremente a própria religião sem pôr em risco a vida e a liberdade pessoal."

 

Mas é na família que se cultiva a escola da liberdade e da paz. É pois nesta vertente que retirámos um pequeno excerto desta bela Mensagem:

 

"A família fundada sobre o matrimónio, expressão de união íntima e de complementaridade entre um homem e uma mulher, insere-se neste contexto como a primeira escola de formação e de crescimento social, cultural, moral e espiritual dos filhos, que deveriam encontrar sempre no pai e na mãe as primeiras testemunhas de uma vida orientada para a busca da verdade e para o amor de Deus.

 

Os próprios pais deveriam ser sempre livres para transmitir, sem constrições e responsavelmente, o próprio património de fé, de valores e de cultura aos filhos. A família, primeira célula da sociedade humana, permanece o âmbito primário de formação para relações harmoniosas a todos os níveis de convivência humana, nacional e internacional. Esta é a estrada que se há-de sapientemente percorrer para a construção de um tecido social robusto e solidário, para preparar os jovens à assunção das próprias responsabilidades na vida, numa sociedade livre, num espírito de compreensão e de paz."

 

 

Excerto da Mensagem de Bento XVI para o Dia Mundial da Paz; Imagem disponível em http://mesadepalavras.files.wordpress.com/2010/12/imagescazev69d.jpg?w=170&h=184