Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogue da Paróquia do Santíssimo Sacramento

Blogue da Paróquia do Santíssimo Sacramento

O povo do Porto e o seu feriado

24.06.11 | ssacramento

Em tempos muito antigos a Festa de S. João no Porto, era de origem pagã, relacionada com o solstício de verão. Um exemplo disso são as famosas fogueiras de S. João. Foi no entanto um eremita do séc. IX, nascido na cidade do Porto, e que viveu na região de Tuy, de seu nome S. João do Porto que esteve nas origens desta festa. Textos publicados pela revista municipal "Porto de Encontro" dizem-nos que a cabeça de S. João do Porto foi trazida pela esposa de D. Afonso Henriques, a rainha D. Mafalda, para a igreja de S. Salvador da Gandra, e parte dessa relíquia para a capela da "Santa Cabeça" na igreja da Sra. da Consolação da cidade do Porto.

 Segundo a mesma publicação o culto terá sido absorvido pelo de S. João Batista pois a sua festa celebrava-se a 24 de junho, dia do nascimento de S. João Batista. Esta data era muito importante para cidade do Porto, pois em tempos medievais neste dia tomavam-se importantes decisões administrativas. 

 No entanto foi só no séc. XX, mais precisamente em janeiro de 1911, nos primórdios da Républica, que este dia se tornou feriado municipal. Numa tentativa de implementar uma nova ordem nacional o governo da Républica decretou que as câmaras proporiam um feriado municipal. E foi assim que a Comissão Administrativa do Município do Porto reuniu e logo surgiu o dia 24 de junho para feriado municipal. No entanto outras opções foram adiantadas.

Para solucionar o problema uma vez mais a cidade do Porto se mostrou inédita. Foi deliberado fazer-se uma consulta ao povo do Porto. As pessoas teriam de dar a sua preferência através de bilhete postal ou de um envelope dirigido para a redação do Jornal de Notícias. Sem margem para duvidas o dia de S. João ganhou com larga vantagem sobre o outro dia proposto o de 1 de maio.