Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Blogue da Paróquia do Santíssimo Sacramento

Blogue da Paróquia do Santíssimo Sacramento

A cinza quaresmal

22.02.12 | ssacramento

Os primeiros cristãos, que tinham ofendido gravemente a sua fé e que iriam, no fim da Quaresma, reentrar em plena comunhão com o resto da comunidade, faziam um gesto penitencial relacionado com a cinza: em quinta feira Santa, vestidos com roupas de penitência e com a cabeça coberta de cinza, que eles próprios se impunham, apresentavam-se perante a comunidade, para exprimir,deste modo, a sua conversão. E na Idade Média, os "penitentes" confessavam publicamente os seus pecados, com cinza espalhada sobre as suas roupas.

A partir do séc. X - quando desapareceu a instituição dos "penitentes"- a Igreja viu que este gesto, afinal, se podia aplicar a todos os "penitentes" cristãos; assim se manteve até hoje este rito, para todos os cristãos exprimirem a sua vontade de conversão no inicio da Quaresma e caminharem com espirito de penitência até à Páscoa.

A cinza ajuda-nos, simbolicamente, a entrar numa atitude de reconhecimento da nossa condição humana e, portanto, de conversão a Cristo, numa atitude de "êxodo" do nosso pecado, em ordem a entrar na dinâmica do homem novo da Páscoa.

 

(Alves, Herculano - Gestos e Símbolos Penitenciais. Fátima: Difusora Bíblica, 2007);imagem disponível em:http://www.arquidiocesebh.org.br/site/noticias.php?id_noticia=3262

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.