Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Blogue da Paróquia do Santíssimo Sacramento

Blogue da Paróquia do Santíssimo Sacramento

Morte e Vida: Perspetiva de Marcos

21.05.12 | ssacramento

 

 

«O mistério pascal é o maior mistério do cristianismo e o centro da fé cristã. É ele que dá sentido ao percurso de todo o ano litúrgico. Por isso, depois de o celebrarmos na Quaresma e Páscoa, vamos continuar a reflectir sobre ele.

Na 1ª parte, as multidões procuram Jesus por interesse, isto é, para obterem milagres. Os Doze pensam como as multidões: querem um lugar de honra no novo reino terreno, que Jesus iria inaugurar como Messias prometido pelos profetas. Esta é a conclusão a que eles chegam no fim da primeira parte: querem uma existência terrena sem sofrimento, uma religião sem cruz. De facto, Pedro fala em nome dos Doze e em nosso nome, rejeitando o plano de Jesus:

      "Começou, depois, a ensinar-lhes que o Filho do Homem tinha de sofrer muito e ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e pelos doutores da Lei, e ser morto e ressuscitar depois de três dias. E dizia claramente estas coisas. Pedro, desviando-se com Ele um pouco, começou a repreendê-lo. Mas Jesus, voltando-se e olhando para os discípulos, repreendeu Pedro, dizendo-lhe: "Vai-te da minha frente, Satanás, porque os teus pensamentos não são os de Deus, mas os dos homens."»

É pois nesta perspetiva de Marcos, o evangelista do ano, que o diretor da revista bíblica, Herculano Alves, apresenta uma reflexão da qual iremos dar conhecimento na publicação de alguns posts, sendo hoje o primeiro deste tema.

 

Artigo de Herculano Alves in Revista Bíblica - maio/junho 2012; imagem disponível em:http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Bellini,_Gentile_-_St._Mark_Preaching_in_Alexandria_-_c._1507.jpg

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.